Simão Pedro Toledo

* 11 - 06 - 1939
+ 02 - 05 - 2009

Homenagem   Trajetória   Prefeito das Obras Sociais   Prefeito da Industrialização   Deputado   Conselheiro   Músicas   Créditos
Advogado, professor, escritor e político, sempre presente em sua terra natal

Carisma marcou a trajetória de Simão Pedro



   Simão Pedro Toledo nasceu em Pouso Alegre em 11 de junho de 1939. Filho do ex-prefeito de Pouso Alegre Tuany Toledo e da professora Hermelinda Toledo, cursou o primário na EE Monsenhor José Paulino. Fez os cursos ginasial e científico no Colégio São José e bacharelou-se, em 1964, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, São Paulo. Casado com Eunice Riera Toledo, companheira inseparável de todos os momentos, o casal teve três filhos: Denise, Aline, Renato e seis netos.

   Atuando no magistério, Simão Pedro foi professor de Português e Literatura no Colégio São José; professor assistente da cadeira "Teoria Geral do Estado", professor titular da cadeira "Direito Civil II" e professor de Especialização em Direito do Trabalho e Direito Civil da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Ainda nessa Faculdade foi vice-Diretor por dois mandatos (93/94 e 95/96), membro do Colegiado Superior, chefe do Departamento de Direito Privado e Membro do Conselho Departamental. Como advogado militante atuou em milhares de processos, alguns, ao lado do irmão, também advogado, Evaristo Toledo. Na área do Direito foi considerado um dos grandes nomes do sul de Minas obtendo excelentes resultados jurídicos.

   Detentor de inúmeros títulos e honrarias, destacam-se: Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dumont, Medalha do Mérito Legislativo Estadual, Medalha do Mérito Municipalista, Medalha do Descobridor do Brasil "Pedro Álvares Cabral" da Sociedade Geográfica Brasileira, Medalha do Mérito Legislativo Municipal outorgada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Membro da Academia Tiberina de Roma (Itália), Membro da Academia de Ciências Humanísticas y Relaciones da República Dominicana e Membro da Academia Pousoalegrense de Letras desde 1996 ocupando a cadeira de n° 28, cujo patrono é o Dr. Eduardo Carlos Vilhena do Amaral.

   Autor de vários trabalhos jurídicos ressalta-se: Da Pena de Morte (1963), Novos Rumos do Direito (1964) e Teoria Geral dos Contratos, já em 2ª edição. Publicou diversos artigos jurídicos na Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Inúmeros pareceres e votos publicados na Revista do Tribunal de Contas de Minas Gerais.

   Dentre os cursos que fez na área de Administração Pública, destacam-se "Planejamento e Desenvolvimento Urbano", em Berlim e Dusseldorf, Alemanha e XIX Programa Brasília-Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde, nos Estados Unidos.

   Participou, já como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, de Congresso na Argentina, do Congresso de Órgãos de Controle Extemo na República Dominicana, do Congresso dos Tribunais de Contas em Portugal e como representante brasileiro na Olacef - Organização Latino Americana de Controle Externo Superior, em Congresso realizado no México. Representou o Tribunal de Contas de Minas Gerais em vários congressos e solenidades no Brasil e no exterior.