Simão Pedro Toledo

* 11 - 06 - 1939
+ 02 - 05 - 2009

Homenagem   Trajetória   Prefeito das Obras Sociais   Prefeito da Industrialização   Deputado   Conselheiro   Músicas   Créditos
Os investimentos em infra-estrutura e urbanismo estimularam a industrialização de Pouso Alegre

Obras mudaram o perfil da cidade

   Um homem culto, inteligente, dinâmico e capaz, de espírito empreendedor e sobretudo humano, Simão Pedro iniciou sua vida pública em 1970 elegendo-se vereador - o mais votado de Pouso Alegre. Foi presidente da Câmara Municipal (71/72) por duas vezes. Em 1972, face a sua excelente legislatura como verador foi eleito Prefeito de Pouso Alegre.

   Com um governo humanitário, totalmente voltado para os problemas sociais, Simão Pedro iniciou o desenvolvimento de Pouso Alegre com a industrialização trabalhando incessantemente para trazer indústrias de porte, com o intuito de promover maior arrecadação e gerar novos empregos. Em sua primeira gestão (73/77) foram implantadas a São Paulo Alpargatas, Âncora/Verlon, Refinações de Milho Brasil (hoje Unilever, captada pelo prefeito anterior, Breno Coutinho), Monte Belo, Palma Conservas Tropicais, Liberty Jeans, Tecnifood e Windson Produtos Farmacêuticos. Nessa primeira gestão de Simão Pedro, Pouso Alegre começou a transformar-se tal o volume de obras e realizações.

   Em 1982 retornou com expressiva votação à Prefeitura de Pouso Alegre. Iniciou sua segunda gestão com o slogan "Caminhando para os bairros", baseado no tripé Educação, Saúde e Desenvolvimento, promovendo um programa de obras bem cuidado com a construção de escolas, creches e postos de saúde. Com a criação do pioneiro Programa Municipal de Casa Popular, formou bairros inteiros com a construção de casas populares, implantando novas redes de água, esgoto e energia elétrica. Na área de esportes e lazer, reformou totalmente a Praça de Esportes Municipal, o Ginásio Poliesportivo, construiu quadras poliesportivas na maioria dos bairros periféricos, Centros Recreativos em dez bairros da cidade e deu um forte impulso ao esporte especializado com benefícios e incentivos.

   O Teatro Municipal de Pouso Alegre, um dos mais bonitos do Estado, foi completamente remodelado e entregue à população com os melhores equipamentos técnicos e infra-estrutura. Entregou aos artistas de Pouso Alegre a Casa da Cultura Menotti Del Picchia, utilizando-se da antiga estação ferroviária, completamente remodelada para tal finalidade.

   Falar de todas as realizações do então prefeito Simão Pedro é uma tarefa quase impossível. Numa época em que a arrecadação (antes da Constituição de 1988) era ínfima, Simão Pedro através de uma administração planejada, com criteriosa definição de prioridades e rigoroso emprego do dinheiro público, mudou, com pequenas e grandes obras, a feição do município e o colocou entre os dez que mais se destacaram em Minas Gerais.

   Entre um expressivo elenco de obras selecionamos a Estação Rodoviária, o reservatório de água do Jardim Esplanada, as Estações de Tratamento dos bairros São João, Saúde, Chapadão e Santa Dorotéia, a ponte "Bernardo Madson" no bairro Imbuia, a implantação da unidade do Centro de Aprendizagem do SENAI para formação de mão de obra especializada, com o intuito de qualificar os jovens da cidade para as indústrias que chegavam.

   Simão Pedro foi ainda o pioneiro no estudo de um Plano Diretor para Pouso Alegre em 1986, quando ninguém falava no assunto. Assistido pela Fundação João Pinheiro e pelo engenheiro Eduardo Tagliaferri, fez um mapeamento completo da cidade e das necessidades futuras de Pouso Alegre. Seu Plano Diretor nunca foi aplicado após sua saída da Prefeitura, mas ele está aí, como embrião de obras e plano diretor que vieram posteriormente. Suas obras, 20, 30 anos depois, ainda servem à população de Pouso Alegre.