Simão Pedro Toledo

* 11 - 06 - 1939
+ 02 - 05 - 2009

Homenagem   Trajetória   Prefeito das Obras Sociais   Prefeito da Industrialização   Deputado   Conselheiro   Músicas   Créditos
Em 1991, o Sul de Minas ganhou um dos deputados mais atuantes na Assembléia Legislativa

Uma atuação de sucesso no Legislativo


   Em 1991 Simão Pedro voltou à vida pública como deputado Estadual (91/95) e, mais uma vez, seu pioneirismo se manifestava: montou um gabinete regional de atendimento, uma extensão de seu gabinete parlamentar na Assembléia, com funcionamento em horário integral para atendimento às lideranças regionais e também da população em geral. Sua idéia - simples, mas funcional - foi copiada posteriormente por inúmeros políticos da região.

   Em seu primeiro mandato como deputado Estadual tornou-se membro efetivo do Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal, presidente da Comissão de Redação, Líder do PTB e vice-líder do Bloco de Reorganização Democrática.

   Em 1994 é reeleito para a Assembléia Legislativa com esmagadora votação, sinal inequívoco de sua aceitação como deputado pela região sulmineira. Ainda em 1994, sempre empreendedor e pioneiro nas novas tecnologias, equipou seu gabinete regional com o que havia de mais moderno na área tecnológica: um computador. "A gente olhava aquilo e se perguntava, meu Deus, como será que funciona?", contou Rosy Pantaleão, secretária e assessora de imprensa no gabinete regional. Um ano depois, muitos dos projetos de Simão Pedro eram discutidos com grandes universidades do Brasil e do exterior, através do sistema BBS.

   Para se ter idéia de sua intensa atividade parlamentar, nos últimos dois anos como deputado Estadual (96/97) Simão Pedro, então vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça relatou 165 projetos de Lei, dos quais 116 foram aprovados. Seu trabalho intenso em prol dos direitos humanos e da cidadania o levaram a receber uma homenagem especial do escritor e prêmio Nobel da Paz, Mário Vargas L|hosa.

   Além dos projetos relacionados, Simão Pedro conseguiu uma série de verbas para reformas de escolas no sul de Minas, auxílio a entidades de bem-estar social, segundo grau para as escolas Monsehor José Paulino, Virgília Paschoal e CIEM do Algodão em Pouso Alegre e a construção da Padaria Comunitária do bairro São Geraldo, também em Pouso Alegre, gerida pela Sociedade São Vicente de Paula. Com a vaga aberta no TCE candidatou-se e saiu vitorioso em disputa histórica, em 16 de abril de 1997, vindo a ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em 19 de maio daquele ano.