Simão Pedro Toledo

* 11 - 06 - 1939
+ 02 - 05 - 2009

Homenagem   Trajetória   Prefeito das Obras Sociais   Prefeito da Industrialização   Deputado   Conselheiro   Músicas   Créditos
O primeiro sul-mineiro a ocupar a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Simão Pedro assumiu a presidência propondo modernização


   O Tribunal de Contas do Estado é um órgão auxiliar do poder Legislativo que aprecia e oferece pareceres sobre as contas públicas. Aprecia contas de Prefeituras, Câmaras Municipais, Secretarias de Estado e demais órgãos do governo Estadual, além da Assembléia Legislativa. São apenas sete conselheiros que se revezam na apreciação de contas e na presidência do órgão. Pela primeira vez Pouso Alegre e o sul de Minas tiveram um conselheiro no TCE, após uma intensa disputa na Assembléia Legislativa. Simão Pedro foi também o primeiro sul-mineiro a ocupara a presidência do Tribunal.

   Simão Pedro Toledo assumiu como Conselheiro do TCE no dia 19 de maio de 1997 numa solenidade histórica e sem precedentes naquele órgão. Acostumados a uma solenidade mais fechada e quase que só para autoridades, os conselheiros viram o Tribunal lotar com os amigos de Simão Pedro que, em caravana, foram prestigiar sua posse. Também na sua posse como presidente do TCE, no dia 7 de fevereiro de 2003, seus amigos se fizeram presente.

   Empossado presidente, Simão Pedro deu continuidade à modernização do TCE. ´É importante que o Tribunal de Contas continue se reciclando para dar melhor suporte aos prefeitos mineiros´, reafirmou naquele dia. O novo presidente prosseguiu com a informatização do TCE e utilizou a Escola de Contas para preparação e reciclagem de servidores.

   Simão Pedro implantou ainda um programa de agilização de julgamento de processos e promoveu inúmeros cursos, eventos e seminários para prefeitos, vereadores e servidores municipais, além de abrir um canal direto com a sociedade, através de prestação de informações, respostas a consultas e recebimentos de denúncias.