Wella Company inicia jornada logística inovadora em Extrema com inauguração de Centro de Distribuição

Economia Notícias Últimas Notícias
CD de 12 mil m² tem capacidade para armazenar 14 mil posições de pallets, podendo abrigar aerossóis e inflamáveis

Integrando o hub logístico de Extrema, no Sul de Minas, a Wella Company, uma das principais empresas globais no setor de produtos para cabelo e unhas da indústria da beleza, inaugura um Centro de Distribuição Nacional em parceria com a multinacional ID Logistics.

O novo empreendimento, com 12 mil metros quadrados, tem capacidade para armazenar aproximadamente 14 mil posições de pallets, incluindo uma infraestrutura especializada para o armazenamento de aerossóis e inflamáveis, garantindo conformidade regulatória e a integridade desses produtos. Operando em tempo integral, 21 caminhões transitam diariamente nesse Centro de Distribuição (CD), movimentando mais de 110 mil caixas por mês.

Segundo Gilberto Lima, CEO da ID Logistics, a localização de Extrema próxima aos principais mercados consumidores é estratégica, e essa nova instalação aumentará a eficiência da logística de distribuição dos produtos Wella em nível nacional, atendendo a diversos canais, desde atacadistas até distribuidores especializados, como salões de beleza, perfumarias, farmácias e e-commerce.

Lima explica: “Extrema possui uma localização geográfica muito vantajosa, próxima aos principais mercados consumidores, e a região oferece excelentes condições de escoamento, o que é crucial para a logística. Além disso, o esforço do poder público em promover o setor, com regras claras e desburocratização do relacionamento com a iniciativa privada, é outro aspecto que chama a atenção.”

Uma das inovações no portfólio de serviços e soluções da ID Logistics Brasil é a Torre de Controle, que direciona rotas mais eficientes para a Wella e monitora o status das remessas até a entrega no destino. Essa tecnologia também contribui para o controle das emissões de carbono e outras ações em prol da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.

O novo CD recebeu certificação LEED e conta com iluminação em LED, estação de tratamento de efluentes e reciclagem. Além disso, estão previstos a instalação de painéis solares até 2025, visando tornar a operação energeticamente sustentável. A edificação também possui isolamento acústico e térmico, proporcionando maior conforto ambiental interno.

Paula Despinoy, diretora de Logística e Supply da Wella Company, destaca que a qualidade dos serviços oferecidos pela ID Logistics Brasil, tanto do ponto de vista comercial quanto técnico, e a capacidade de suportar os planos de crescimento foram fatores decisivos para a parceria.

“Agora, com essa nova operação, poderemos atender às demandas do mercado brasileiro com maior eficiência e agilidade, reforçando nosso compromisso em otimizar operações e oferecer as melhores soluções aos nossos clientes”, afirma Despinoy.

A instalação da Wella é a mais recente adição ao condomínio da ID Logistics no município, inaugurado no início do ano. A empresa planeja continuar investindo em Extrema, onde chegou em 2017 com 40 colaboradores, e agora opera nove unidades, gerando cerca de 2,5 mil empregos diretos.

Para suportar o crescimento e contornar a escassez de mão de obra qualificada, a ID Logistics investe na formação interna de colaboradores. O gestor da empresa destaca a importância dessa estratégia, afirmando que é fundamental preparar a equipe internamente, especialmente em um cenário de pleno emprego como o de Extrema. A empresa também observa outras cidades da região, como Poços de Caldas, e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Contagem e Betim, para possíveis expansões futuras.