Pouso Alegre fica de fora dos 356 municípios mineiros reconhecidos como destaques da vacinação da Secretaria de Saúde e Ministério Público de Minas

Destaque Notícias Saúde
Governo de Minas e Ministério Público de Minas Gerais certificam municípios com melhores índices de vacinação no estado em cerimônia realizada nesta segunda-feira, selo Bora Vacinar foi conferido a 356 prefeituras mineiras

O Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, concedeu o selo Bora Vacinar a 356 municípios que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações em 2023. Pouso Alegre não se aproximou da meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde.

A cerimônia, realizada em Belo Horizonte, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniu prefeitos, secretários e servidores da Saúde, além de representantes de diversos órgãos das três esferas de governo.

Criado em 2023, o selo é uma iniciativa para incentivar  ações municipais na vacinação e prevenção de doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas. O Selo Ouro é concedido aos municípios que atingem a meta em 14 vacinas para crianças menores de um ano, enquanto o Selo Prata é para aqueles que alcançam entre dez e 13 vacinas que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral – D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%. Assim, o selo Ouro foi conferido a 122 municípios, enquanto 234 receberam o selo Prata pelo desempenho na vacinação em 2023.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti destacou a importância da parceria entre o MP e a SES-MG para resgatar a eficiência das medidas de imunização. “Essa parceria está nos ajudando muito a chegar lá na ponta e ampliar cada vez mais as ações de prevenção em todo o estado”, afirmou. “O sucesso dos programas de imunização no Brasil em anos anteriores acabou fazendo com que a própria população se descuidasse da questão da vacinação. Por isso, nosso esforço é maior ainda e precisamos muito da atuação dos prefeitos, secretários de saúde, coordenadores de vigilância, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, entre outros profissionais da ponta”, salientou.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, ressaltou a contribuição do selo para o cenário. “O selo Bora Vacinar é muito importante porque é o reconhecimento a quem está fazendo, quem está trabalhando, quem está atingindo as metas. Portanto, eu quero agradecer a cada um de vocês e dizer que o Ministério Público trabalhará, assim, ao lado dos municípios, para retomarmos aquilo que já tivemos de cobertura vacinal”, declarou.

No evento, foi destacado o aumento de quase 25% no número de municípios certificados em comparação ao ano anterior. Autoridades enfatizaram a importância da vacinação e o combate à desinformação. Os municípios certificados expressaram a importância do reconhecimento e o incentivo para melhorar a vacinação. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde investiu mais de R$ 265 milhões em medidas para aumentar a cobertura vacinal, incluindo aquisição de vacimóveis para vacinação itinerante e incentivos financeiros para premiar municípios que melhorarem sua cobertura vacinal.

Os vacimóveis consistem em uma van adaptada para atuar com centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança. Todos os municípios acima de 50 mil habitantes receberam recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recurso para compra, num total de 253 veículos.

Além dos investimentos, a SES-MG coordenou o Dia D de vacinação, uma grande ação de mobilização, que envolveu, neste ano, mais de 620 municípios mineiros. Outra novidade é o investimento de mais de R$ 165 milhões para premiar os municípios que melhorarem a sua cobertura vacinal. A ideia é incentivar que os municípios alcancem os índices de vacinação recomendados pelas autoridades de saúde.

Confira a lista dos 122 municípios que receberam o Selo Ouro

Clique para ver a lista dos 234 municípios que obtiveram o Selo Prata

Com informações de Eduardo Wanderley e fotos de Fábio Marchetto