Prefeitura de Pouso Alegre inicia Outubro Rosa 2025 com serviços de saúde, caminhadas, caravanas e ações de prevenção ao câncer de mama
A Prefeitura de Pouso Alegre deu início, nesta quarta-feira, 1º de outubro, à programação do Outubro Rosa 2025. A abertura oficial da campanha, realizada na Praça Senador José Bento, contou com ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, além de serviços gratuitos à população.
Durante o evento, foram oferecidos atendimentos como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, verificação de glicemia e agendamento de mamografias.
A secretária municipal de Saúde, Mônica Mendes, destacou que a campanha busca alcançar toda a população.
— Nosso foco principal é a saúde da mulher, mas o Outubro Rosa é também para todos. Homens também podem desenvolver câncer de mama e, por isso, nossas ações têm caráter inclusivo, visando conscientizar e ampliar o cuidado — afirmou.
Para o prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas, “o Outubro Rosa é mais do que uma campanha: é um compromisso com a vida. Estamos unindo esforços para oferecer serviços de saúde acessíveis, informação de qualidade e acolhimento a todas as pessoas. Nosso objetivo é que nenhuma mulher de Pouso Alegre deixe de realizar sua mamografia ou de buscar atendimento por falta de oportunidade. A prevenção salva vidas e a Prefeitura está de mãos dadas com a população nessa causa”.
Programação do Outubro Rosa em Pouso Alegre
As atividades seguem ao longo de outubro com ações da rede municipal de saúde, além de eventos culturais e mobilizações sociais. Confira:
-
04/10 – Caravana da Saúde nos bairros Jardim Brasil e Colina Verde (8h às 12h)
-
05/10 – 4ª edição do SoundSystem Rosa (14h às 22h, Praça João Pinheiro)
-
Atividades culturais pela Lei de Incentivo à Cultura
-
Vacimóvel disponível
-
Agendamento de mamografias (14h às 17h)
-
-
11/10 – Caravana da Saúde no bairro Cruz Alta (8h às 12h)
-
Evento na Casa São Rafael (18h15): palestras, apresentações culturais e show com Juliana Campos
-
-
18/10 – Caravana da Saúde nos bairros Jardim Olímpico e Árvore Grande (8h às 12h)
-
31/10 – 1ª Caminhada Rosa da Prefeitura
-
Saída da Casa do Artesanato, com percurso pela Av. Dr. Lisboa até a Praça Senador José Bento
-
Na chegada: serviços da Caravana da Saúde, agendamento de mamografias e orientações sobre prevenção, fatores de risco, tratamento e reabilitação
-
A caminhada será realizada pela Prefeitura em parceria com a Casa São Rafael, Projeto Tempo de Viver e o grupo Lencinho com Carinho.
Dados do câncer de mama em Pouso Alegre
Levantamento da Secretaria de Saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2025 reforça a importância da campanha. No período, foram realizadas 1.905 mamografias, sendo 1.733 de rastreamento e 172 de acompanhamento específico.
Atualmente, 1.490 mulheres estão em tratamento quimioterápico na cidade, distribuídas por faixa etária:
-
26 a 50 anos: 348 pacientes
-
51 a 70 anos: 755 pacientes
-
71 a 89 anos: 387 pacientes
Além disso, 17 mulheres passaram por sessões de radioterapia no mesmo período.
Os números evidenciam a relevância das ações de prevenção e diagnóstico precoce promovidas durante o Outubro Rosa, reforçando o compromisso do município no enfrentamento ao câncer de mama.



