Estudantes da Escola Sanico Telles visitam o Fórum de Santa Rita do Sapucaí em atividade do TJMG que aproxima jovens do Judiciário
Se preferir, ouça este conteúdo:
O Fórum Doutor Arlette Telles Pereira, em Santa Rita do Sapucaí, recebeu na última quarta-feira, 3, cerca de 20 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sanico Telles para uma visita educativa voltada ao fortalecimento da educação cívica e ao conhecimento do sistema judiciário.
A iniciativa integra o programa “Conhecendo o Judiciário”, criado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e executado pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp). O objetivo é aproximar o Judiciário da comunidade e oferecer aos jovens informações sobre o funcionamento da Comarca e das rotinas jurídicas.
Os estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, foram acompanhados pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, João Paulo Santos da Costa Cruz, pelo gerente de Secretaria do Juizado Especial, Jaider Ribeiro Brandão, e pela servidora Rosseane Costanti Ribeiro do Vale.
Durante a visita, os alunos conheceram diferentes espaços do Fórum, incluindo Secretarias, salas de audiências, assessorias e gabinetes. Um dos momentos mais marcantes ocorreu no Salão do Júri, onde o juiz João Paulo Cruz compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, explicou a dinâmica dos júris populares, comentou casos de comarcas em que já atuou e tirou dúvidas sobre o funcionamento do Judiciário, das Secretarias, da advocacia e do Ministério Público.
O magistrado destacou a importância de iniciativas que aproximam os jovens da Justiça:
“é muito bom poder passar nossa experiência, principalmente para os jovens, em uma conversa aberta, na qual os estudantes se sentem à vontade para expor seus questionamentos.”
Além das informações sobre o universo jurídico, o juiz reforçou a relevância da leitura e dos estudos para a formação profissional. Esta foi a quarta visita de estudantes de Santa Rita do Sapucaí ao Fórum da Comarca.



