A Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira surge com o apoio de um grupo
comprometido com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável
Em 21 de setembro, um grupo formado por especialistas em sustentabilidade, ambientalistas, líderes empresariais e acadêmicos apresentará um projeto colaborativo com o objetivo de disseminar conhecimento sobre práticas sustentáveis e promover ações com foco social e ambiental.
Na Serra da Mantiqueira, reconhecida por sua riqueza natural e cultural, está sendo desenvolvida uma iniciativa que visa aumentar a conscientização sobre sustentabilidade. A Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira (ESM) é fruto do esforço de profissionais da área ambiental, empresários, acadêmicos e ecologistas, com o propósito de capacitar e engajar pessoas na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável, além de apoiar a preservação dessa região de grande importância.
O lançamento oficial da ESM ocorrerá em 21 de setembro, com transmissão ao vivo diretamente de Gonçalves (MG), uma cidade no alto da Serra da Mantiqueira. O evento será transmitido pelo canal do Instituto Pharos no YouTube e abordará temas como “Educação e Práticas Sustentáveis”, com a participação de membros da ESM.
A programação do evento começa pela manhã, com a socióloga e jornalista Maristela Bernardo, que tratará de “Políticas Públicas”, destacando a importância dos projetos de lei relacionados ao meio ambiente e como acompanhar suas aprovações. Logo após, a arquiteta urbanista Alejandra Devecchi falará sobre “Ordenamento Territorial”, abordando o Plano Diretor e temas associados.
À tarde, Everton Oliveira, diretor do Instituto Água Sustentável e conhecido como “Professor Água”, discutirá “Gestão Sustentável da Água”, abordando a preservação dos recursos hídricos, uso racional e direitos de preservação. Mário Mantovani, geógrafo e especialista em recursos hídricos, tratará do tema “Biodiversidade e Unidades de Conservação”, com foco nas iniciativas de proteção ambiental e no combate ao desmatamento.
Eugênio Singer, conhecido por sua atuação em projetos de sustentabilidade, lidera essa iniciativa. Ele já mobilizou mais de 500 pessoas para formar este centro de conhecimento focado na proteção da Serra da Mantiqueira e no desenvolvimento sustentável.
“A Escola de Sustentabilidade tem como missão construir uma base de conhecimento voltada para a sustentabilidade, capacitando diferentes setores da sociedade para promover um desenvolvimento justo e equilibrado”, explica Singer. Ele também destaca o compromisso da ESM com a preservação ambiental, a justiça social e o incentivo à cultura e aos artistas locais, criando oportunidades e fortalecendo a cena cultural da região.
Com uma extensão de 1,5 milhão de hectares e abrangendo 425 municípios em três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), a Serra da Mantiqueira necessita de uma abordagem integrada para sua conservação, unindo conhecimento técnico, participação de pessoas comprometidas e apoio financeiro de empresas focadas no desenvolvimento sustentável.
Informações do evento:
Evento: Lançamento da Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira
Data: 21 de setembro de 2024
Transmissão: Online pelo link https://www.youtube.com/@Instituto_Pharos
Horário: A partir das 09h30