Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre comemora 50 anos destacando conquistas, servidores e avanços no atendimento público
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre completou meio século de existência e celebrou a data com uma cerimônia especial realizada no dia 2 de outubro. O evento marcou os 50 anos de criação do antigo Centro Regional de Saúde, inaugurado em 29 de agosto de 1975, e destacou a importância da descentralização da saúde pública em Minas Gerais.
A celebração reuniu autoridades, servidores e ex-colaboradores da instituição. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacchereti, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pela regional ao longo das décadas.
“Tenho muita confiança no papel dos colaboradores na ponta, perto do cidadão, para que as políticas públicas sejam construídas de forma mais assertiva e entreguem valor à população mineira. Tenham orgulho de transformar a saúde de Minas junto com os quase 5 mil servidores da Secretaria”, destacou Bacchereti.
O encontro contou com falas da superintendente regional de Saúde, Adriana Ferreira, do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Miranda, além de parlamentares e profissionais referência em saúde na região. Durante o evento, servidores ativos e inativos foram homenageados, e o público acompanhou apresentações musicais e um coffee break de confraternização.
A superintendente Adriana Ferreira enfatizou o papel transformador da Regional de Saúde ao longo dos anos.
“Foram muitos desafios vencidos e esforços empenhados para fortalecer cada município e levar uma saúde pública de qualidade à população do extremo Sul de Minas. Hoje, temos uma rede resolutiva em 97% da macrorregião, resultado da dedicação de muitos servidores”, afirmou.
O subsecretário Luiz Fernando Miranda também reconheceu o trabalho da equipe local, destacando a importância das regionais na construção de políticas públicas mais aderentes à realidade dos territórios.
“São vocês que trazem o calor do território e ajudam a entender o que funciona, o que precisa ser ajustado e quais são as dificuldades. É fundamental que as regionais sejam ouvidas”, disse.
Encerrando as homenagens, a especialista em políticas de gestão em Saúde da SRS, Thaiana Andrade, destacou a força simbólica e prática da Regional de Pouso Alegre.
“São 53 territórios que carregam no peito a confiança de que aqui pulsa uma casa do SUS — capaz de articular, apoiar, planejar e capacitar. Uma regional que transforma diretrizes em práticas que alcançam cada pessoa em sua comunidade”, concluiu.
Ao completar 50 anos, a Regional de Saúde de Pouso Alegre reforça sua missão de aproximar o Estado da população, articular redes de cuidado e garantir o acesso à saúde com qualidade e humanidade em toda a região Sul de Minas.



