Iniciativa envolve cooperativas de Ijaci, Lavras e Nepomuceno e prevê qualificação, fortalecimento da gestão e aproveitamento de resíduos para geração de energia

A InterCement Brasil anunciou uma nova etapa do projeto Minas Recicla Energia, iniciativa voltada ao fortalecimento de cooperativas de reciclagem no Sul de Minas Gerais. Entre julho e dezembro, catadores de materiais recicláveis dos municípios de Ijaci, Lavras e Nepomuceno participarão de ações de capacitação, apoio à gestão e geração de oportunidades de renda.
O projeto é realizado por meio do Instituto InterCement, em parceria com o Governo de Minas Gerais e as prefeituras dos municípios envolvidos. A proposta é ampliar a coleta de resíduos urbanos e contribuir para a inclusão socioeconômica dos trabalhadores da reciclagem.
Nesta segunda fase da iniciativa, serão beneficiadas as cooperativas Camare, de Ijaci; Acamar, de Lavras; e Reciclanep, de Nepomuceno. As atividades incluem diagnóstico organizacional, elaboração de planos de negócios, oficinas de capacitação e apoio na estruturação dos processos internos das associações.
Segundo Felipe Soares, especialista do Instituto InterCement, o objetivo é fortalecer a gestão e ampliar a capacidade de geração de renda das cooperativas.
“Queremos contribuir para que essas cooperativas tenham mais organização, sustentabilidade econômica e melhores condições de trabalho para os catadores”, afirma.
Projeto prevê impacto social e ambiental

A expectativa é que cerca de 60 catadores e catadoras sejam beneficiados diretamente pelas ações do Minas Recicla Energia. Além da profissionalização das cooperativas, a iniciativa também busca criar novas oportunidades de comercialização de resíduos que normalmente seriam descartados em aterros sanitários.
De acordo com a InterCement, aproximadamente 150 toneladas de resíduos poderão ser coletadas e coprocessadas mensalmente com apoio das cooperativas participantes.
Os materiais serão transformados em combustível alternativo utilizado nos fornos de empresas durante a fabricação de cimento. O processo substitui parte dos combustíveis fósseis tradicionais, como carvão mineral e coque de petróleo, por resíduos sólidos urbanos, biomassas e pneus inservíveis.
Felipe Soares destaca que o projeto também pretende ampliar o reconhecimento do trabalho realizado pelos catadores. “A ideia é criar condições para que esses profissionais sejam remunerados não apenas pela venda dos materiais recicláveis, mas também pelo serviço ambiental prestado à sociedade”, explica.
Catadores destacam expectativa positiva

A iniciativa também tem sido recebida com otimismo pelas cooperativas participantes. Representante da Reciclanep, em Nepomuceno, Edvânia Carvalho acredita que o projeto poderá trazer mais segurança e estabilidade para os trabalhadores da reciclagem na região.
“Acredito que o Minas Recicla vai trazer mais segurança para nós, catadores, além de fortalecer nosso trabalho”, afirma.
Quem participou da primeira fase do projeto também relata resultados positivos. Marli de Alves Rocha, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Matozinhos, afirma que a iniciativa ajudou a ampliar a renda dos trabalhadores.
“Além dos benefícios para o meio ambiente, passamos a receber também pelos rejeitos que antes não tinham aproveitamento”, relata.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil atua há mais de 50 anos no setor cimenteiro e possui 14 unidades industriais no país, sendo 10 voltadas à produção de cimento. A empresa é referência no uso de combustíveis alternativos na indústria e desenvolve projetos voltados à sustentabilidade ambiental e ao impacto social nas comunidades onde está presente.



