Padre Donizetti, ordenado em Pouso Alegre, é beatificado em Tambaú

Notícias Videos

Padre Donizetti Tavares de Lima é o novo beato brasileiro. O sacerdote diocesano nasceu em 3 de janeiro de 1882, em Cássia (MG), foi ordenado padre em Pouso Alegre em 1908 e faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP).
Neste sábado, 23 de novembro, atendendo ao pedido de Dom Antônio Emílio Vilar e do postulador da causa, Paolo Vilotta, o cardeal e representante do Papa Francisco, Giovanni Angelo Becciu, presidiu a cerimônia de beatificação de Padre Donizetti na cidade de Tambaú (SP), na Diocese de São João da Boa Vista (SP).

De acordo com o cardeal, padre Donizetti realizou um fecundo ministério baseado na oração, no trabalho apostólico, no sofrimento, até a doação total de si. O cardeal recordou a época vivida pelo novo beato e sublinhou a integridade com que o sacerdote viveu o amor dedicado ao próximo e sua vida paroquial. “Ninguém era excluído de sua atenção, para ele todos os homens, enquanto filhos de Deus, eram iguais”, recordou.

Já está em estudos um milagre, pela Igreja Católica, que pode tornar santo o padre Donizetti. Conforme o bispo dom Antônio Emidio Vilar, da diocese de São João da Boa Vista, que inclui Tambaú, é necessário que haja a comprovação pelos médicos, por meio de exames, de que se trata de algo extraordinário para a canonização. “Nós aguardamos os exames para essa comprovação”, disse, sem dar mais detalhes.

Quando Padre Donizetti parou de dar as bençãos públicas ele revelou que sua missão iria permanecer onde quer que estivesse. Todos os dias, disse ele, às 9 da manhã e às oito da noite oraria e abençoaria a todos, sem testemunhas, bastando apenas a fé em Deus. Confira no vídeo abaixo a benção em latim do Padre Donizetti que, durante décadas, foi transmitida em rádios de todo o país nos horários por ele estabelecido.