O Governo de Minas Gerais está implementando medidas para ampliar a rede de ensino do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). O plano prevê a abertura de 600 novas vagas e a criação de até 30 novas unidades escolares
De acordo com lei publicada no Diário Oficial na semana passada, a rede contará com reforço no quadro de profissionais. Serão criados 1.675 cargos de auxiliares administrativos, 3.401 para professores de Educação Básica, 324 especialistas em Educação Básica e 30 para diretores. O objetivo é garantir a manutenção da qualidade no funcionamento das atuais 30 escolas e viabilizar a expansão da rede.
A criação dos novos cargos foi realizada com um ajuste proporcional, que inclui a extinção de cargos vagos vinculados à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A medida respeita as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem gerar aumento de despesas com pessoal ou impactar servidores ocupantes de cargos ativos.
Segundo o governo, a readequação foi baseada em um mapeamento criterioso, garantindo que apenas cargos desocupados fossem extintos, sem comprometer processos seletivos em andamento ou reservas para concursos futuros.
Histórico de Excelência
Fundado em 1949 como Ginásio Tiradentes, o Colégio Tiradentes passou a oferecer ensino fundamental e médio a partir de 1968. Hoje, com 30 unidades em operação em diversas cidades de Minas Gerais – incluindo Pouso Alegre – atende cerca de 24,5 mil alunos.
A instituição é gerida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e integra a rede estadual de ensino, atendendo tanto filhos de militares quanto estudantes de diferentes segmentos da sociedade. Reconhecido pela qualidade do ensino, o CTPM se consolidou como uma referência no modelo de educação pública militar ao longo de seus 75 anos.
Com as novas medidas, o governo busca reforçar esse legado e atender à crescente demanda por educação de qualidade no estado.
Em Pouso Alegre, o Colégio Tiradentes fica na Rua República da Venezuela, 344, Jardim America.



