Escola de Pouso Alegre recebe ações de eficiência energética da Cemig

Ciência e Tecnologia Notícias
Cemig investe mais de R$ 3 milhões em ações de eficiência energética no Sul de Minas
Escola Estadual Doutor José Marques, em Pouso Alegre, é uma das instituições beneficiadas

A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, está investindo aproximadamente R$ 3,5 milhões na implantação de tecnologias mais eficientes e sustentáveis em hospitais, escolas públicas e comunidades de baixa renda do Sul de Minas Gerais. A modernização dos equipamentos deve trazer mais economia na conta de luz dos beneficiários, contribuindo para que recursos sejam remanejados para outras áreas.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o objetivo é oferecer mais conforto aos consumidores mineiros, mostrando a importância do consumo racional para a redução de custos com a energia e para a preservação do meio ambiente. “Os benefícios se ampliam quando pensamos no viés social. A modernização de espaços públicos e filantrópicos oferece mais qualidade no atendimento de alunos, pacientes e no trabalho dos profissionais da educação e saúde”, afirma o gerente.

Esses benefícios já são vistos na Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, localizada em Pouso Alegre. As salas de aulas e demais espaços da instituição receberam lâmpadas de LED, tornando o ambiente mais propício para os estudos. Para ampliar esses benefícios, 8 escolas públicas estaduais serão beneficiadas, entre 2019 e 2020, com essa iniciativa.

Com foco na aplicação de tecnologias inovadoras e no aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, as iniciativas do Programa foram responsáveis, por exemplo, pela instalação de aquecedores solares de água que estão beneficiando 515 famílias de baixa renda da região e idosos da Sociedade Vila dos Pobres Santo Antônio, Instituição de Longa Permanência para Idosos de Caxambu.

Eficiência Energética e Saúde

Na área da saúde, o Programa Energia Inteligente realiza entregas de equipamentos mais eficientes e adequados à rotina hospitalar. Entre 2016 e 2018, o Hospital da Fundação da Casa de Caridade de São Lourenço recebeu um equipamento de esterilização (autoclave) e teve sua iluminação substituída.

Os hospitais São Sebastião, de Três Corações, e a Casa de Caridade São Vicente de Paulo, de Caxambu também tiveram toda iluminação trocada, sendo instaladas lâmpadas LED nos locais. Para essas duas unidades estão previstas, ainda, a substituição das autoclaves e secadoras de roupas de alto consumo.

Programa Energia Inteligente

Além das ações supracitadas, o Programa Energia Inteligente incentiva a participação da comunidade em práticas de consumo consciente de energia e recursos naturais. No âmbito educacional, por exemplo, o Programa realizou capacitações sobre eficiência energética com professores de 1.000 escolas públicas do estado para que o conhecimento seja potencialmente multiplicado aos alunos.

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.

 

Foto: Elderth Theza