Empresa de explosivos Austin Powder chega a Pouso Alegre com compra da Nitrosul

Economia Notícias Política

A chegada da Austin Powder ao mercado brasileiro ocorre em um momento aquecido em fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) no país e positivo em termos de potencial de crescimento, tendo em vista as perspectivas para construção civil, mineração e óleo e gás, segmentos que utilizam explosivos.

A multinacional buscava, há anos, uma porta de entrada no mercado brasileiro, por meio de um parceiro estratégico. De acordo com o diretor-geral da Austin Powder no Brasil, Leonardo Lana, a localização da Nitrosul, em Pouso Alegre (MG), é considerada estratégica dada a proximidade com mineradoras e o fácil acesso aos grandes centros comerciais do país.

Em comunicado ao mercado sobre a transação, a Nitrosul informou que seguirá crescendo e consolidando sua posição no mercado brasileiro com a chegada do novo controlador, numa indicação de que deve haver investimentos em expansão à frente.

“A Austin quer contribuir para o crescimento da Nitrosul e de seus clientes”, disse Lana, ao ser questionado sobre potenciais planos de expansão.

Com quase 200 anos de história, a Austin Powder fornece serviços técnicos e de detonação para pedreiras, mineração de superfície e subterrânea, petróleo e gás, sísmica e mercados de construção nas Américas, na Europa, Ásia e África. Tem mais de 4,5 mil funcionários e 25 fábricas em todo o mundo. Por ser uma empresa de capital fechado, não divulga dados financeiros.

Depois de bater recorde em 2021, as operações de M&A devem se manter aquecidas ao longo deste ano no Brasil, mais concentradas no primeiro semestre, na avaliação do chefe de Corporate Finance da Kroll no Brasil, Alexandre Pierantoni.

“Investidores estratégicos e financeiros seguem olhando oportunidades no Brasil”, diz o executivo. “A grande preocupação é que tantas incertezas e desafios começam a cansar esses investidores”, acrescenta.

A família fundadora da empresa nacional de explosivos, que tem faturamento anual da ordem de R$ 80 milhões, manteve uma participação minoritária e seguirá na liderança da operação. A Kroll assessorou a Nitrosul na venda do controle.  O valor da transação, anunciada na terça-feira aos funcionários da empresa brasileira, não foi revelado.

Nitrosul

Uma empresa totalmente brasileira, a Nitrosul Explosivos, fundamentada no expertise químico de seu empreendedor, foi criada com o objetivo de desenvolver produtos e serviços diferenciados voltados à área de mineração e demolição, sempre com o foco de atender à necessidade de seus clientes. Esta visão foi o alicerce da criação e do rápido crescimento do empreendimento.

Localizada ao sul de Minas Gerais, estado que apresenta a maior concentração de extração mineral do país, a sede da Nitrosul, está localizada em Pouso Alegre, estrategicamente próxima aos principais centros do Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), e às rodovias que fazem a integração do país.

Com a experiência de mais 15 anos atuando no mercado de explosivos, e sempre baseada na qualidade de seus produtos e na capacitação de sua equipe, hoje, a Nitrosul fabrica e comercializa toda a gama de produtos necessários para uma detonação precisa e segura, destinados à mineração, desmonte e construção civil.

Comunicado conjunto

As informações são do Valor Econômico