Com a força da solidariedade 14º GAC em Pouso Alegre tornou-se o coração do Projeto Rondon no sul de Minas

Ciência e Tecnologia Educação Notícias Últimas Notícias Videos
Projeto Rondon promoveu oficinas e beneficiou milhares de pessoas no sul de Minas Gerais

Após três semanas de intensa atuação, as atividades do Projeto Rondon em Minas Gerais chegaram ao fim, deixando um impacto positivo em 24 municípios do sul de Minas. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, promoveu 1.829 oficinas práticas em áreas como saúde, educação, tecnologia, meio ambiente e cultura, beneficiando aproximadamente 65.400 pessoas.

As ações sociais foram realizadas em duas etapas: a primeira entre 17 e 31 de janeiro, e a segunda de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. O 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14º GAC), com sede em Pouso Alegre, atuou como ponto central de coordenação e suporte logístico para as operações denominadas “Sul de Minas I” e “Sul de Minas II”.

Voluntariado e engajamento social

A edição contou com a participação de 495 voluntários, entre universitários e professores, oriundos de dez estados e do Distrito Federal. Esses rondonistas desempenharam um papel essencial na realização das atividades, promovendo conhecimento e capacitação para as comunidades atendidas.

O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, destacou a relevância do projeto. “Os números refletem a grandeza dessas operações. A parceria entre os governos federal, estadual e municipal, as Forças Armadas e as Instituições de Ensino Superior é fundamental para a concretização dessas ações. Em cada cidade visitada, testemunhamos o engajamento da sociedade e a transformação social proporcionada pelo projeto. Os estudantes deram um verdadeiro exemplo de cidadania e solidariedade”, afirmou.

Municípios atendidos

Na “Operação Sul de Minas I”, foram contempladas as cidades de Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Piranguinho, Delfim Moreira, Gonçalves, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Marmelópolis, São José do Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Já a “Operação Sul de Minas II” beneficiou os municípios de Andradas, Bueno Brandão, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Cambuí, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Senador Amaral, Senador José Bento, Ouro Fino e Toledo.

 

História e impacto do Projeto Rondon

Criado para contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas e fortalecer a cidadania, o Projeto Rondon tem desempenhado um papel fundamental no bem-estar social e na melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas.

Desde 2005, já foram realizadas 96 operações em 24 unidades federativas e 1.300 municípios, impactando diretamente cerca de 1,8 milhão de pessoas. As próximas edições do projeto estão previstas para ocorrer nos estados do Amazonas e do Paraná.

Com informações de Helena L’acosta, fotos Sepesd/Ministério da Defesa e vídeo Ag Com Soc AD/1