Cemig investe mais de R$ 3 milhões em melhorias no município de Pouso Alegre

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Recursos são destinados à modernização da agência de atendimento, ao reforço do sistema elétrico e
à instalação de tecnologias para reduzir o tempo de interrupção

Em busca da constante melhoria nos serviços oferecidos à população, a Cemig está investindo mais de R$ 3 milhões em melhorias do sistema elétrico e do atendimento a clientes no município de Pouso Alegre. Os aportes estão sendo destinados à manutenção preventiva e ao reforço e reforma das redes de distribuição, com o objetivo de tornar mais seguro e confiável o fornecimento de energia. A empresa também está investindo na modernização da agência de atendimento do município.

Como explica o Gerente de Expansão e Manutenção Preventiva, Antônio de Pádua Dutra Pereira, o sistema elétrico tem uma certa vulnerabilidade nesse período chuvoso e requer atenção especial com raios, inundações e quedas de árvores e outros objetos sobre a rede de energia. Assim, os trabalhos para conter os problemas causados pelas tempestades foram realizados ao longo do ano, de forma preventiva.

Do total investido, R$ 2,1 milhões estão sendo aplicados em obras de reforço e reforma, que tornarão o sistema elétrico mais moderno e robusto, para atender a novas cargas. Outros R$ 950 mil foram direcionados aos serviços de manutenção preventiva, como podas de árvores, retirada da vegetação daninha dos fios elétricos, limpeza da rede de distribuição aérea, incluindo a retirada de galhos, além da substituição de postes e inspeção das redes urbanas e rurais. “Foram podadas 754 árvores em conflito com a rede elétrica no perímetro urbano do município. Também realizamos limpeza de faixa em 104 km de redes na área rural de Pouso Alegre”, afirma.

Religadores automáticos

Em média, a Cemig atende de oito a dez vezes mais chamados em período de chuvas intensas do que em relação aos dias normais. A maioria faz referência às solicitações de religamento de energia devido à ação de raios e quedas de árvores.

O cenário faz com que o consumidor sinta os efeitos da falta de luz, mesmo que por alguns momentos. Por isso, uma solução encontrada pela Cemig para evitar transtornos maiores aos clientes é a automação do sistema. A empresa está investindo na instalação e realocação de religadores automáticos em diversos pontos do município de Pouso Alegre. Estes equipamentos possibilitam o reabastecimento de energia mais rápido devido às funcionalidades do novo sistema, uma iniciativa que reflete a preocupação da Companhia com o aspecto humano.

Apesar dos trabalhos de prevenção realizados, as chuvas costumam vir associadas com raios e vendavais que causam danos complexos à rede elétrica. “Além de concentrar esforços em ações preventivas, a Cemig mobiliza mais eletricistas e técnicos para o atendimento emergencial neste período, para reduzir o tempo de desligamento e outros transtornos à população. Entretanto, em alguns casos, até o deslocamento das nossas equipes fica prejudicado em função de alagamentos, queda de pontes e congestionamento de trânsito”, esclarece Antônio de Pádua Pereira.

Em casos de ocorrências no sistema elétrico, a Cemig disponibiliza diversos canais de atendimento ao cliente que vão além do telefone. Veja quais são eles:
· Atendimento digital: Facebook, Twitter, Telegram, App Cemig Atende, Agência Virtual, SMS;
Atendimento telefônico: 116 (dentro de Minas Gerais), 0800-721-0116 (outros estados) e 0800-723-8007 (para deficientes auditivos);
Atendimento presencial: nas unidades físicas da Cemig.

Modernização da agência de atendimento

Com o objetivo de oferecer mais conforto aos clientes que buscam o atendimento presencial, a Cemig aumentou o quadro de atendentes da agência de Pouso Alegre, que conta agora com o apoio de mais duas atendentes, que efetuam a triagem constante e o tratamento de todas as contingencias, agilizando o atendimento.

De acordo com William de Oliveira Xavier, da Gerência de Relacionamento com Clientes, a empresa prevê inaugurar, até fevereiro de 2020, a nova agência de atendimento no município, que irá proporcionar aos clientes maior facilidade de acesso e melhorias no processo de atendimento.

“Esperamos que o cliente tenha mais conforto para solicitar as demandas junto à Cemig, em um espaço maior, mais confortável e bem mais acessível, com localização privilegiada e de fácil acesso. Além da agilidade, os clientes ganharão uma infraestrutura arrojada e inovadora”, antecipa William Xavier.

A nova agência de atendimento de Pouso Alegre contará com uma estrutura voltada à acessibilidade e conforto de seus clientes. Além da climatização, o espaço possuirá recepção adaptada e guichês de atendimento personalizados. A empresa também vai privilegiar a integração com o digital, instalando um totem para atendimento remoto, com a prestação de alguns serviços como segunda via da conta de energia elétrica, alteração na data de vencimento, informação de leitura, informação de falta de energia, dentre outros.