Astronauta direto da Estação Espacial fala às crianças do Hospital Menino Jesus: “a Terra daqui de cima é linda”

Ciência e Tecnologia Notícias Saúde Últimas Notícias

Em uma videoconferência direta da Estação Espacial Internacional, o oficial da Aeronáutica e astronauta Villadei interagiu com as crianças, na última segunda-feira, 29, respondendo suas perguntas e compartilhando insights sobre a vida em órbita. Durante a conexão, que ocorreu graças à colaboração com a Força Aérea Italiana, o coronel Walter Villadei presenteou os jovens pacientes do Hospital Menino Jesus com uma experiência única: uma visão em áudio e vídeo da estação em órbita ao redor da Terra.

Respondendo às curiosidades do grupo reunido na sala de jogos da unidade do Gianicolo, o astronauta explicou sobre a beleza da Terra vista do espaço, destacando os tons azuis dos oceanos e a majestosa visão dos picos do Himalaia cobertos de neve. Além disso, ele compartilhou informações sobre o trabalho de pesquisa realizado na Estação Espacial Internacional, focando em estudos fisiológicos, mudanças biológicas relacionadas à saúde e atividades para promover as competências italianas no espaço.

As crianças ficaram particularmente fascinadas ao questionar sobre alimentação no espaço, indagando se era possível cozinhar massa. Villadei mostrou as sacolas especiais de comida usadas pelos astronautas e explicou que, embora a massa não possa ser preparada da mesma forma que na Terra, foram desenvolvidas técnicas inovadoras para aquecê-la, resultando em uma experiência culinária “muito, muito boa.”

O astronauta também incentivou as crianças a estudarem, afirmando que alguns deles poderiam até alcançar destinos como a Lua ou Marte. Ao final da videoconferência, o presidente do Hospital Menino Jesus entregou ao General Floreani desenhos feitos pelas crianças sobre o espaço, expressando a esperança de que a experiência tenha proporcionado momentos valiosos durante o tratamento, inspirando aspirações além das fronteiras terrestres. O presidente Onesti expressou sua satisfação com o evento e manifestou o desejo de receber o Coronel Villadei no hospital após o retorno de sua missão.

Com informações do L’Osservatore Romano/Cidade do Vaticano