Ano Novo alagado. Aguaçeiro intenso e constante faz bombeiros agirem em Pouso Alegre e alerta é emitido em Santa Rita do Sapucaí

Economia Notícias Tempo Últimas Notícias

Uma família de 14 pessoas foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feiram, 30, após ficar ilhada em uma chácara localizada no bairro Chaves, bairro rural entre Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. O local foi alagado devido ao transbordamento do Rio Sapucaí, causado pelas intensas chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Os bombeiros utilizaram um bote e técnicas de resgate para retirar as vítimas, que incluíam crianças, adolescentes e adultos. Apesar da água ter alcançado um metro e meio ao redor da propriedade beira rio, a casa não foi diretamente atingida. Segundo relatos da família, a chácara havia sido alugada para a celebração de ano novo. O resgate foi considerado bem-sucedido pelos militares.

Também no Chaves, a Defesa Civil de Pouso Alegre retirou dez famílias que optaram por deixar suas casas e abrigar-se em casas de parentes com receio de ficarem illhados.

Alagamento interdita trecho da Via Faisqueira

Ainda em Pouso Alegre, o transbordamento do rio Sapucaí Mirim provocou o alagamento de um trecho da Via Faisqueira que começou no domingo, 29. O ponto afetado, que ainda está em obras, teve as duas pistas submersas, comprometendo o trânsito local. Por questões de segurança, a Prefeitura de Pouso Alegre interditou a saída pela Rua Moisés Lopes Filho, mantendo apenas o acesso pela Rua Damião Rodrigues Ferraz.

De acordo com a Prefeitura, o trecho alagado é um dos mais baixos da região devido à presença de uma linha de distribuição da Cemig. Esse fator, combinado com o aumento do nível do rio, dificultou o escoamento da água. Em nota, foi ressaltado que essa condição já havia sido prevista no projeto da obra mas foi considerada a solução mais viável para a área. A Prefeitura informou ainda que a situação está sendo monitorada para garantir a segurança da população.

Na Fernão Dias, no trecho de Pouso Alegre, granizos obrigaram carros a pararem no acostamento. No bairro dos Ferreiras, também na zona rural de Pouso Alegre, o lago do local transbordou. No final da tarde desta segunda-feira, 30, uma forte chuva de granizo provocou destelhamento de casas e queda de árvores no Jardim Aeroporto e Colina Verde.

De acordo com a Defesa Civil de Pouso Alegre, todos os trechos passíveis de transbordamento dos rios ou ruas onde podem acontecer alagamentos estão sendo monitorados 24 horas por dia, por equipes que se revezam, atendem a chamados e ocorrências. Além do monitoramento, a Defesa Civil orienta os moradores e disponibiliza alertas nos meios de comunicação da Prefeitura Municipal.

Segundo Anderson Silveira, Superintendente de Defesa Civil e Social de Pouso Alegre, as questões de alagamentos  estão principalmente nas áreas próximas às calhas dos rios Mandu , Sapucaí e Sapucaí Mirim que cortam Pouso Alegre. O acúmulo de chuvas nas cabeceiras foram preponderantes para que isso ocorresse. Outros pontos como bairro Shangri-la , Jardim Yara, Rua Damião no Faisqueira, a água não invadiu as casas.

A Defesa Civil esteve nesses locais orientando as famílias acerca do alto volume d’água e da possibilidade de alagamento ou transbordamento dos rios, orientando e auxiliando os moradores a erguerem móveis e utensílios domésticos para evitar perdas materiais.

No bairro São Geraldo, algumas casas abaixo do nível do rio estão prestes a serem alagadas e outras já tiveram a invasão da águas, contudo os próprios moradores já estão atentos, providenciaram a retirada de pertences e preferiram ir para casa de parentes por precaução.

Em caso de necessidade de acolhimento de famílias, os abrigos temporários já estão prontos, providenciados pela Secretaria de Políticas Sociais, caso haja necessidade de acolhimento de alguma família. Com chuva pesada e incessante desde a véspera do Natal, não há nenhum desabrigado, nem perdas materiais ou perda de vida. Os desalojados optaram por conta própria ir para casa de famíliares.

Santa Rita do Sapucaí também enfrenta alagamentos

Em Santa Rita do Sapucaí, a cheia do Rio Sapucaí levou a Defesa Civil a interditar parte da Avenida Beira Rio. O trecho afetado está entre a Avenida Doutor Delfim Moreira e a Rua Coronel João Eusébio. Equipes municipais continuam acompanhando a situação para minimizar os impactos e garantir a mobilidade e a segurança dos moradores.