Univás e Prefeitura firmam parceria para cuidar da árvore grande

Educação Notícias Política

O Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Univás para firmar uma parceria entre a Prefeitura de Pouso Alegre e a entidade com o objetivo de conscientizar os moradores do bairro Árvore Grande no cuidado do maior símbolo do local, a árvore centenária de copaíba, que precisa de atenção imediata.

O presidente da FUVS José Walter da Mota Matos comemorou a parceria entre Univás e Prefeitura de Pouso Alegre. “Hoje a Univás cumpre seu papel social com a parceria entre a Prefeitura e a instituição. Conversei com o prefeito Rafael Simões e reafirmei nosso compromisso em ajudar o município por meio de nossos cursos. É uma parceria que da certo e que ajuda a comunidade”, disse o presidente da FUVS.

Durante o encontro, ficou decidido que a Univás, por intermédio do curso de Ciências Biológicas, irá disponibilizar professores e alunos para orientar os moradores do bairro Árvore Grande sobre as necessidades urgentes de preservação da árvore de copaíba, que é centenária e sofre diversos danos por conta das ações do tempo. “A árvore grande é muito antiga e já sofre os desgastes do tempo, por conta de diversas intervenções naturais. É o ciclo da vida, ela nasce, cresce, vive e morre, porém, é preciso dar subsídios para que possamos prolongar um pouco mais sua existência”, comenta o professor do curso de Ciências Biológicas da Univás, professora Farley Soraes.

Segundo o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro o Conselho Diretor da mantendora está unido com ações positivas que visam o bem-estar da comunidade. “Essa parceria demonstra o compromisso do Conselho Diretor com a população pouso-alegrense, que tem na árvore grande um símbolo da origem do bairro”, disse.

Para o conselheiro da FUVS, Lucas da Silveira a parceria tem como objetivo garantir a sobrevivência da espécie e a preservação do meio ambiente. “Estou muito feliz em fazer esse elo de ligação entre a Prefeitura de Pouso Alegre e a nossa instituição, com objetivo único de preservar a árvore grande e garantir meios de sua sobrevivência, bem como oferecer um novo exemplar da espécie, por intermédio de nosso curso de Ciências Biológicas”, finaliza o conselheiro Lucas Silveira.

A superintendente de Cultura, Regina Franco, saiu entusiasmada do encontro. “Essa parceria com a Univás e a Fundação vai nos ajudar a manter viva a árvore grande. Será um grande desafio. Estaremos juntos nesta empreitada de preservação”, comenta Regina Franco.

Informe publicitário