Azeite de Maria da Fé é novamente eleito um dos 100 melhores do mundo
O azeite Mantikir Summit Premium, produzido na Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, conquistou reconhecimento internacional ao integrar, pela segunda vez, a seleta lista dos 100 melhores azeites do mundo, segundo o Guide Top 100 Evooleum Awards, realizado na Espanha.
Com uma pontuação de 93, o rótulo brasileiro não apenas se destacou entre os melhores, como também foi eleito o Melhor Azeite do Brasil. Nesta edição, o Mantikir Summit Premium foi o único representante das Américas a figurar no ranking, que avalia azeites extravirgens a partir de critérios técnicos rigorosos.
Resultado da combinação de quatro variedades de azeitonas — arbequina, coratina, grapolo e koroneiki —, o azeite premiado é um blend de campo cultivado nos olivais da fazenda, localizados a 1.910 metros de altitude. As condições climáticas específicas da região, com noites amenas mesmo no verão, favorecem a concentração de compostos fenólicos no produto.
Apesar do cultivo ser em solo mineiro, a produção e o envase do azeite ocorrem na Essenza Vinícola, em Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo. De acordo com Herbert Sales, proprietário e produtor, o processo de produção é minucioso. “Fazemos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e preservando a integridade dos frutos. Todo o manejo é cuidadosamente controlado, desde o campo até a extração, que ocorre a uma temperatura de 22 graus, garantindo um azeite de alta qualidade”, explica.
Segundo Sales, o Mantikir Summit Premium é resultado da prensagem imediata de um blend de azeitonas colhidas em diferentes talhões da fazenda, com um rendimento de aproximadamente 1 litro de azeite para cada 12 quilos de frutos. “O reconhecimento do Evooleum reforça o potencial do Brasil para a produção de azeites extravirgens com excelência técnica e sensorial”, afirma.
Organizado pelo Grupo Editorial Mercacei em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (Aemo), o prêmio Evooleum é considerado um dos mais prestigiados do setor. A avaliação é feita por um júri internacional composto por 25 especialistas de 11 países, que analisam cerca de mil amostras de azeites de 26 nações.
A edição 2025 do prêmio reúne azeites de dez países entre os 100 melhores, incluindo Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha.
Em 2024, o Mantikir Summit Premium já havia conquistado outro feito inédito: foi eleito o melhor azeite do mundo na categoria de produção limitada (até 2.500 litros) no mesmo concurso, superando marcas tradicionais da Europa e do Oriente Médio. Na ocasião, destacou-se pelo perfil sensorial verde intenso e pela complexidade aromática, características ressaltadas pela Vinícola Essenza.