Pouso Alegre vai testar Smart Sampa com IA e reconhecimento facial na segurança

Ciência e Tecnologia Destaque Notícias Polícia Sociais
Prefeitura de Pouso Alegre visita São Paulo para conhecer o Smart Sampa, sistema de monitoramento com inteligência artificial que reforça a segurança e ajuda na captura de foragidos e localização de desaparecidos

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil e Social, realizou nesta terça-feira (2) uma visita técnica à cidade de São Paulo para conhecer o Smart Sampa, considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina.

A iniciativa busca avaliar a implantação do sistema Smart Sampa em Pouso Alegre para fortalecer a Guarda Civil Municipal e o Centro Integrado de Defesa Social que já apresenta resultados positivos para a segurança pública municipal.

O Smart Sampa utiliza tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento facial, permitindo identificar em tempo real foragidos da justiça, suspeitos em situação de flagrante, veículos furtados ou roubados e até pessoas desaparecidas. Os alertas gerados pelas câmeras inteligentes ou pelos agentes do sistema são enviados imediatamente para a viatura mais próxima da Guarda Civil, garantindo respostas rápidas e eficientes.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil e Social de Pouso Alegre, Anderson Silveira, “o Smart Sampa já demonstrou resultados expressivos na capital paulista, auxiliando na captura de foragidos, prisões em flagrante e localização de pessoas desaparecidas. Estamos avaliando como essa tecnologia pode ser integrada ao nosso Centro Integrado de Defesa Social para potencializar o trabalho da Guarda Civil Municipal, que está sendo criada, e das demais forças de segurança em Pouso Alegre.”

O sistema também conta com algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para atos de intrusão, vandalismo, furtos, tráfico de drogas, posse irregular de armas de fogo, além de monitorar descarte irregular de lixo e invasões em equipamentos públicos.

Com informações de Rafael Lemes e fotos Superintendência Municipal de Defesa Civil e Social