PGJ em Ação visita Pouso Alegre e Cambuí para fortalecer atuação do Ministério Público em Minas

Destaque Direito Notícias
Encontro em Pouso Alegre
Programa do MPMG ouve promotores de Pouso Alegre e Cambuí, fortalece estrutura e melhora atendimento à população do Sul de Minas

O programa “PGJ em Ação: a Procuradoria-Geral de Justiça vai até você” esteve no Sul de Minas entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as visitas às comarcas de Pouso Alegre e Cambuí. A iniciativa tem como objetivo aproximar a Administração Superior do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) das Promotorias de Justiça do interior do estado, ampliando o diálogo e fortalecendo a atuação institucional.

Durante os encontros, membros da Administração Superior ouviram promotores, procuradores, servidores e colaboradores para debater questões ligadas à gestão, infraestrutura, tecnologia e à atividade-fim do MPMG. O espaço também promoveu a troca de experiências e a valorização do trabalho desenvolvido nas unidades locais.

Encontro em Cambuí

Em Cambuí, o promotor de Justiça e coordenador da comarca, Alexandre Rezende Grillo, ressaltou a importância da ação.

“Eu vivi um momento histórico hoje nos meus 30 anos de Ministério Público. O programa PGJ em Ação se mostrou uma oportunidade excelente de um encontro da Promotoria com a Administração Superior. Eu achei que a reunião foi muito proveitosa e também colhi a mesma informação com os demais colegas”, destacou.

Integração e escuta ativa

Lançado em fevereiro de 2025, o PGJ em Ação já percorreu 29 comarcas em diferentes regiões do estado. A proposta é estreitar o relacionamento entre a Administração Superior e as Promotorias de Justiça do interior, por meio da escuta ativa das demandas locais.

Todas as reivindicações apresentadas são registradas, sistematizadas e encaminhadas à Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), responsável por transformá-las em propostas para subsidiar decisões administrativas e estratégicas.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, a iniciativa é hoje a principal política de integração institucional do MPMG:

“O PGJ em Ação permite que a Administração Superior conheça de perto a realidade de cada comarca e atue para fortalecer a estrutura e o atendimento ao cidadão mineiro.”

Interior em foco

O programa já passou por sete regiões de Minas Gerais — Norte, Jequitinhonha, Triângulo Mineiro, Vale do Aço, Zona da Mata, Sudoeste e Sul de Minas. Com 298 comarcas no estado, a prioridade é visitar municípios com maior vulnerabilidade estrutural, garantindo que todas as unidades, independentemente do porte, sejam ouvidas e fortalecidas.

O foco em Pouso Alegre e Cambuí reforçou o compromisso do MPMG em reduzir desigualdades estruturais e funcionais, garantindo que todas as Promotorias do interior tenham voz e sejam fortalecidas.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Integrada/MPMG