NASA International Space Apps Challenge desembarca na Faculdade Una Pouso Alegre neste final de semana

Ciência e Tecnologia Educação Notícias
Desafio científico acontece nos dias 7 e 8 de outubro. Vagas estão abertas até o início do evento

Tudo pronto na Faculdade Una Pouso Alegre para receber o Nasa International Space Apps Challenge – Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa, em tradução livre para o português. O evento, apoiado pela Agência Espacial Brasileira, será realizado na unidade, no fim de semana dos dias 7 e 8 de outubro, das 9h às 20h.

Um dos objetivos do Space Apps é popularizar o acesso da comunidade global aos dados abertos da Nasa, a Agência Espacial Norte-americana e estimular o pensamento criativo e científico. As vagas permanecem abertas até o início do evento.

O evento acontece simultaneamente em outros 300 locais do planeta. A Una, que integra o Ecossistema Ânima, vai disponibilizar salas de informática para os participantes e área para camping dentro do próprio prédio da Faculdade. São 60 vagas. Destas, serão formados grupos de até seis participantes, no dia do evento, que vão quebrar a cabeça para criar as soluções propostas pelos 30 temas anunciados pela Nasa.

As temáticas do Space Apps são desenvolvidas por colaboradores da Nasa. Elas abrangem uma ampla variedade de tópicos, desde ciências da Terra até a exploração espacial, além dos dados abertos da Nasa e de suas agências espaciais parceiras.

Neste ano, o tema do desafio é Explore Open Science Together – “explorem a ciência aberta juntos”, em tradução livre. Os inscritos vão participar de um hackathon global. Eles terão acesso aos dados abertos da Nasa que serão utilizados para desenvolverem aplicações, ou melhor, soluções para as atividades do setor aeroespacial.

Já palavra hackathon é uma fusão entre os termos em inglês hack (que quer dizer invadir, na linguagem da informática) e marathon (maratona). Ela define eventos que reúnem programadores, entre outros profissionais com afinidades com a área.

O que tem para fazer

“Você não precisa ser um programador ou especialista em dados para fazer parte do Space Apps Challenge. Na verdade, equipes com os mais diversos conjuntos de habilidades costumam ser as mais bem-sucedidas”, explica o site do evento.

A partir da “invasão do bem e criativa” nos arquivos da Nasa, os participantes vão poder desenvolver as esperadas soluções para diversos problemas entre a Terra e o céu. Parece audacioso e amplo. E é mesmo.

“Eles não querem que façam somente um programa ou um aplicativo para meios digitais. O grupo pode fazer também um projeto de comunicação ou ter outra ideia que possa estimular o pensar”, anuncia o médico radiologista e professor nos cursos da área de saúde da Faculdade Una Pousa Alegre, José Luiz Schiavon.

Nasa em Pouso Alegre

Schiavon, que também é pós-graduado em Medicina Aeroespacial, foi o responsável por trazer o Space Apps para a cidade. Em 2022, o professor orientou o projeto dos alunos do Ânima Hub, de Pouso Alegre, intitulado “O potencial dos fitocanabinóides para os seres humanos em voos espaciais de longo prazo”.

Daí, enviou este projeto para o 38º Encontro Anual da Sociedade Americana de Pesquisas Gravitacionais e Espaciais, em Houston, no estado norte-americano Texas, evento que é apoiado pela Nasa. “Eles responderam avaliando positivamente o projeto”, lembra o professor, que foi convidado para apresentá-lo no Encontro. Nos EUA, ele conheceu a iniciativa do Space Apps e se inscreveu, como candidato a “líder local”.

Cerca de três meses depois, a Nasa comunicou via e-mail de que o professor tinha sido escolhido. “A mensagem dizia que eu tinha sido aprovado para a liderança local em Pouso Alegre. Foi uma conquista para nós”, comemora. A mensagem, Schiavon já guarda com carinho em casa. Segundo ele, um dos pré-requisitos é que o líder tivesse ligado a um ambiente científico e acadêmico.

Entre os grupos, haverá vencedores locais, que serão divulgados na plataforma da Nasa. Estes vão passar por um júri nacional e, depois, por um júri global.

Sobre o Space Apps

O primeiro Space Apps foi realizado em 2012 e reuniu cerca de 2 mil pessoas, em 17 países. Atualmente, segundo a Nasa, o desafio possui o maior hackathon global anual do mundo.

No ano passado, o evento mundial recebeu mais de 31.500 inscritos, de 162 países, o que gerou mais de 3 mil projetos. Tudo isso, afirma o site da do Space Apps, para “incentivar o crescimento e a diversidade na próxima geração de cientistas, engenheiros, tecnólogos e designers”.

O Desafio é gerenciado pelas Divisão de Ciências da Terra, Diretoria de Missões Científicas da Nasa e tem sede em Washington, nos EUA.

Serviço

Para se inscrever, clique aqui e acesse a página de Pouso Alegre para inscrições nas últimas vagas do Space Apps.

O Space Apps acontece na Faculdade Una Pouso Alegre, na Rua João Basílio, 420, Centro. O acesso ao evento será permitido apenas aos inscritos.