Maus-tratos e transporte ilegal: PRF salva trinca-ferros em Pouso Alegre

Bichos Direito Notícias Últimas Notícias Utilidade Publica Viagem
PRF resgata trinca-ferros transportados ilegalmente em Pouso Alegre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três pássaros silvestres da espécie trinca-ferro durante uma fiscalização na BR-381, em Pouso Alegre (MG), na tarde de domingo, 9. As aves estavam sendo transportadas de maneira irregular dentro de um ônibus que fazia o trajeto de São Paulo (SP) a Feira de Santana (BA).

Durante a inspeção no veículo, os agentes da PRF encontraram uma caixa de madeira embrulhada em papel de presente. Dentro dela, havia seis pequenas gaiolas, onde estavam os três pássaros. O trinca-ferro é uma espécie nativa da fauna brasileira, cuja criação em cativeiro exige autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Além da falta da documentação necessária, os policiais constataram que os animais estavam em condições inadequadas de transporte, caracterizando maus-tratos.

O responsável pelo transporte irregular, um homem de 27 anos, afirmou que as aves seriam um presente para um parente em Feira de Santana. Diante da infração ambiental, prevista na Lei 9.605/1998, ele assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento e foi liberado. O ônibus seguiu viagem normalmente.

Os pássaros foram encaminhados à Polícia Militar de Meio Ambiente em Pouso Alegre, que será responsável pelos cuidados necessários antes da reintegração dos animais ao seu habitat natural.