Intelbras no mapa da inovação inclui Santa Rita do Sapucaí no plano bilionário de inclusão digital do BNDES

Ciência e Tecnologia Economia Notícias Últimas Notícias
BNDES apoia Intelbras na expansão da conectividade para pequenos provedores de internet

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um limite de crédito de R$ 200 milhões para financiar a comercialização de equipamentos de telecomunicação fabricados pela Intelbras S.A. A iniciativa faz parte do programa BNDES Fust Comercialização e utiliza recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), com o objetivo de fortalecer pequenos e médios provedores e impulsionar a inclusão digital no país.

O financiamento busca ampliar o acesso à tecnologia, melhorando redes e serviços de telecomunicação, especialmente em regiões carentes. “O BNDES Fust foi criado para reduzir desigualdades regionais e garantir a conectividade para todos os brasileiros até 2026, alinhado ao plano do governo do presidente Lula”, afirmou Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

A Intelbras, que possui uma unidade em Santa Rita do Sapucaí, é uma das principais empresas nacionais de tecnologia, desenvolvendo soluções para segurança, conectividade e energia. Com 48 anos de história e mais de 6 mil colaboradores, a empresa está entre as melhores para se trabalhar no Brasil há duas décadas. Atualmente conta com sete unidades em todo o país, sendo três delas localizadas no município de São José (SC), incluindo a matriz e as demais, além de Santa Rita do Sapucaí (MG), nos municípios de Manaus (AM), Jaboatão dos Guararapes (PE), Tubarão (SC) e exportar para diversos países da América Latina. Rafael Boeing, diretor-superintendente financeiro da Intelbras, destacou a relevância da parceria: “essa iniciativa é fundamental para apoiar micro, pequenos e médios provedores, expandindo a conectividade nas regiões que mais necessitam e incentivando a inovação.”

Criado em 2000, o Fust financia projetos de ampliação da internet para escolas, unidades de saúde, favelas e áreas rurais. O BNDES é o único agente financeiro com um plano aprovado para aplicar esses recursos. Desde outubro de 2023, o banco já destinou R$ 1,72 bilhão para projetos do fundo, beneficiando 551 municípios em 25 estados. Os investimentos permitirão a expansão da internet de banda larga para 1,7 mil escolas públicas, impactando mais de 612 mil alunos.

A parceria entre o BNDES e a Intelbras reflete um esforço conjunto para impulsionar a digitalização e o desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil, com impactos diretos em diversas regiões, incluindo Santa Rita do Sapucaí.

Com informações da Agência Gov/Via BNDES