Integrantes da Pastoral da Sobriedade se reuniram em Santa Rita do Sapucaí

Notícias
Membros da Pastoral da Sobriedade realizaram encontro arquidiocesano em Santa Rita do Sapucaí

Com a assessoria do padre Samuel Araújo Ferreira, membros da Pastoral da Sobriedade se reuniram na Escola Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí, na paróquia Santa Rita, na manhã do último sábado, 8. Estiveram presentes o coordenador arquidiocesano, Pedro Deli Caetano, e cristãos leigos que atuam nessa pastoral em paróquias da arquidiocese de Pouso Alegre.

A Pastoral da Sobriedade realiza atividades nas paróquias São José Operário e Nossa Senhora das Graças, em Itajubá; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí; Santa Isabel, em Piranguinho e Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros.

A Pastoral da Sobriedade foi criada em 1998, na 36ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como uma resposta da Igreja ao grave problema da dependência química que destrói pessoas e famílias. É uma atividade missionária e evangelizadora, exercida em grupos e em comunhão com outras pastorais e movimentos da Igreja Católica. Seu objetivo é propor uma mudança de vida pela conversão pessoal e pastoral. Sua missão é atuar na prevenção e recuperação da dependência química e de outras dependências.

Na reunião, foi elaborado o cronograma de atividades da pastoral para o ano de 2023. O encontro também contou com a presença do missionário Rogério Melo, do grupo de autoajuda da Pastoral da Sobriedade da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeira Paulista (SP). Ele fez um relato da sua trajetória nessa pastoral, enfatizando a perseverança no serviço aos irmãos mais necessitados. O missionário Rogério incentivou os presentes a criarem grupos da Pastoral da Sobriedade nas paróquias, considerando o aumento substancial do uso e abuso de álcool e outras drogas.

As comunidades e paróquias que desejarem criar grupos da Pastoral da Sobriedade podem entrar em contato com o coordenador arquidiocesano Pedro Deli e o assessor eclesiástico, padre Samuel por e-mail.

Com informações de Sônia Maria de Paula Pereira e foto de Marcelo Ribeiro da Costa