Em Guaxupé gigante do café entra no jogo dos grãos. A nova aposta da Cooxupé é no mercado de cereais

Agricultura Economia Notícias Últimas Notícias
Cooxupé expande atuação e entra no mercado de cereais em parceria com a Agrobom

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) anunciou oficialmente sua entrada no mercado de cereais por meio de uma parceria estratégica com a Agrobom, empresa especializada na comercialização de grãos. Com essa iniciativa, a cooperativa amplia sua atuação, passando a operar também nos segmentos de recebimento, comercialização e exportação de soja e milho.

Vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho; o fundador da Agrobom, Mário Nelson Castelli e o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo

A decisão faz parte da estratégia da Cooxupé de diversificar seus negócios e fortalecer a atividade dos mais de 20 mil cooperados. Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a entrada no mercado de cereais atende a uma demanda crescente dos cafeicultores associados, muitos dos quais já cultivam soja e milho. “Identificamos um grande potencial na produção de cereais entre nossos cooperados. Com essa nova frente, buscamos atrair novos produtores e ampliar nossa participação no mercado global de commodities”, afirmou.

A Agrobom, parceira na nova empreitada, foi fundada em 2006 em Bom Jesus da Penha, Minas Gerais, e tem se destacado na comercialização de grãos na região. Sua história está diretamente ligada à família Castelli, conhecida por sua trajetória na produção de soja no Brasil. Com uma estrutura voltada para o atendimento das necessidades dos produtores, a empresa expandiu suas atividades ao longo dos anos, chegando a atender mais de 60 municípios.

Histórico e Relevância da Cooxupé

Com mais de nove décadas de história no cooperativismo e 67 anos de dedicação ao setor cafeeiro, a Cooxupé é líder na exportação de café verde tipo arábica no Brasil. Em 2023, a cooperativa exportou 4,5 milhões de sacas de café, das quais 3,6 milhões foram destinadas a 50 países. Com sede em Guaxupé (MG), atua nas regiões do Sul e Cerrado de Minas, Média Mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas, contando com mais de 20 mil cooperados.

Atenta às mudanças do mercado e às exigências globais, a Cooxupé adota práticas sustentáveis alinhadas à agenda ESG. Em 2022, a cooperativa lançou o programa “Gerações”, um protocolo de sustentabilidade voltado para garantir boas práticas e compromissos ambientais, sociais e de governança entre seus cooperados.

Com a nova parceria e entrada no mercado de cereais, a Cooxupé reforça seu compromisso com a expansão e fortalecimento do agronegócio brasileiro, consolidando sua presença no setor de commodities em nível global.

Fotos: Divulgação