Delegacia da Receita Federal em Varginha lança atendimento em libras para todo o sul de Minas e fortalece inclusão para contribuintes

Ciência e Tecnologia Direito Economia Notícias Últimas Notícias Utilidade Publica Videos
Entre abril e outubro, Valmir Paulino Benício, analista tributário da Receita Federal, visitou as 11 unidades da região para estabelecer esse serviço de atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O primeiro passo foi treinar os servidores e funcionários nas saudações básicas em Libras, preparando-os para acolher contribuintes com deficiência auditiva. Em seguida, realizaram simulações de atendimento com voluntários, permitindo a prática do atendimento em Libras. No atendimento real, o contribuinte é assistido por uma intérprete em Belo Horizonte, Rosilene de Fátima Leite, que realiza o atendimento por vídeo com o apoio da estagiária em Libras Maria Mariella de Lima Rosa, em Varginha. Assim, o contribuinte recebe o auxílio necessário do servidor da Receita Federal.

As unidades com o novo serviço estão localizadas nas cidades de Alfenas, Campo Belo, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço e São Sebastião do Paraíso, além do Centro de Atendimento ao Contribuinte em Varginha, cujos atendentes também foram capacitados.

Valmir Paulino Benício afirmou que é gratificante e importante promover essa iniciativa de inclusão social, pois fortalece o compromisso da Receita Federal com a cidadania e aproxima a instituição dos cidadãos.

As unidades oferecem atendimento para serviços de CPF e para Microempreendedores Individuais de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

O Projeto Libras busca garantir acessibilidade ao atendimento público, contando com profissionais capacitados para facilitar a comunicação entre o contribuinte com deficiência auditiva e o servidor da Receita Federal.