Com diálogo, justiça e novas sedes Ministério Público reforça combate ao crime e amplia presença no Sul de Minas

Direito Notícias Últimas Notícias
O Ministério Público de Minas Gerais  segue ampliando sua atuação e presença no estado com inaugurações de novas sedes e avanços no combate ao crime e à corrupção, em um esforço conjunto com gestores públicos e lideranças locais

Se preferir ouça a matéria completa

Diálogo em Pouso Alegre

Na manhã de 15 de novembro, em Pouso Alegre, o procurador geral de Justiça, Jarbas Soares Junior e representantes do Ministério Público participaram de um café da manhã com o prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas,  para debater soluções conjuntas para as demandas dos cidadãos. Para o procurador Jarbas Soares, “esse diálogo reflete a postura do MPMG em articular-se com lideranças locais, respeitando a independência institucional das instâncias, mas buscando unir esforços em prol da população”. Coronel Dimas, por sua vez, manifestou sua alegria com o encontro com o procurador Jarbas Soares, integrantes do MP e em rever o conterrâneo, também natural de Pouso Alegre,  Mauro Flávio Ferreira Brandão, atual corregedor-geral adjunto do MPMG.

Unidade de Combate ao Crime em Varginha

Na quinta-feira, 14, foi inaugurada em Varginha a Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) Regional. O espaço reúne, em um só prédio, os órgãos especializados do MPMG para enfrentar o crime organizado e a corrupção. Presentes à cerimônia estavam o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral, Marco Antônio Lopes de Almeida; a ouvidora Nádia Estela Ferreira Mateus; o prefeito de Varginha, Verdi Lúcio Melo; o desembargador federal Flávio Boson Gambogi; o coordenador estadual de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, Rodrigo Storino; a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral; o coordenador do Gaeco de Varginha, Igor Serrano; e diversas outras autoridades regionais.

O promotor Igor Serrano destacou os desafios enfrentados no combate ao crime organizado e os resultados obtidos, como recuperação de ativos. Rodrigo Storino lembrou a trajetória do MPMG na criação dos Gaecos e o papel estratégico da UCC como símbolo de integração e eficiência. Jarbas Soares reforçou a necessidade de ações conjuntas e integração de dados, tornando Minas Gerais referência nacional nessa área.

 

Novas Sedes em Extrema e Guaranésia

Ainda no dia 14 de novembro, foram inauguradas as sedes do MPMG em Extrema e Guaranésia, como parte do “Projeto Sedes Próprias”.

Em Guaranésia, o promotor Diogo Maciel Lazarini celebrou o momento como um marco para o atendimento à comunidade. O prefeito Laércio Cintra Nogueira destacou a importância do novo espaço, que foi cedido pela prefeitura e adaptado para atender as demandas do MPMG. Entre os presentes estavam os promotores Ali Mahmoud Fayez Ayoub e Cláudio Luiz Gonçalves Marins; o corregedor-geral adjunto, Mauro Flávio Ferreira Brandão; a ouvidora Nádia Estela Ferreira Mateus; a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral; além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, OAB e outras autoridades locais.

Em Extrema, a promotora Rogéria Cristina Leme destacou como a nova sede, de 300 metros quadrados, reforça a autonomia do MPMG e melhora a qualidade do atendimento à população, especialmente em casos sensíveis como os de violência doméstica. O prefeito João Batista da Silva atribuiu a redução de crimes violentos na cidade à parceria com instituições como o Ministério Público e a Polícia Militar.

 

Compromisso com o Futuro

Jarbas Soares ressaltou o progresso do “Projeto Sedes Próprias”, que já entregou mais de 70 sedes em Minas Gerais. Ele enfatizou a importância de um ambiente adequado para melhorar as condições de trabalho dos promotores e o atendimento aos cidadãos. “Esses espaços são mais do que prédios; representam um compromisso com a justiça e a dignidade da população mineira.”

Com essas iniciativas, o MPMG reafirma seu papel essencial na promoção da cidadania, na segurança pública e no fortalecimento institucional em Minas Gerais.