Agora vai! Prefeitura de Pouso Alegre em parceria com o INAPÓS
inaugura centro moderno com consultas em várias especialidades
Pouso Alegre acaba de ganhar um reforço de peso na área da saúde. Foi inaugurado nesta segunda-feira, 13, o Centro de Especialidades Médicas Saber & Saúde, um espaço moderno criado graças a uma parceria entre o INAPÓS (Instituto Nacional de Pós-Graduação e Saúde Padre Gervásio) e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre . A nova unidade promete ampliar o acesso da população a atendimentos especializados em áreas como clínica médica, ginecologia, oftalmologia, entre outras.
Com 23 consultórios novinhos em folha, o local foi pensado para garantir conforto, qualidade, eficiência e agilidade no atendimento à população. A expectativa é que o centro realize cerca de 2.500 atendimentos por mês. Os serviços começam de forma gradual a partir do dia 20 de maio.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades e representantes das instituições envolvidas. Estiveram presentes o diretor geral do INAPÓS, Pedro Regazzo; o presidente da Clariens Educação, Thiago Sayão; o prefeito de Pous Alegree Coronel Dimas; a secretária municipal de Saúde, Mônica Maria Mendes; dentre outros. O momento também foi marcado por uma bênção especial realizada pelo padre Mário Borghi.
A iniciativa só se tornou possível graças à criação do programa de preceptoria “Saber Saúde”, instituído por meio da sanção do Projeto de Lei nº 1561/2025, de autoria do Executivo Municipal. O programa permite que estudantes da área da saúde atuem diretamente no atendimento à população, sempre supervisionados por professores. A proposta é unir ensino prático e serviço público, garantindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos prestados — uma demanda crescente diante do aumento populacional do município.
Durante a inauguração, o prefeito Coronel Dimas destacou o significado do projeto para a cidade. “Esta entrega representa um passo importante para a saúde de Pouso Alegre. Mais do que um novo espaço, é a concretização de um compromisso com as pessoas da nossa cidade. Estamos oferecendo uma estrutura moderna e bem planejada, feita para garantir um atendimento mais rápido, eficiente e humano”, afirmou. Ele também agradeceu ao Inapós pela colaboração no projeto. “Fico muito grato pela parceria firme e dedicada do Inapós, que tem sido fundamental para tirar este projeto do papel e oferecer um serviço de qualidade à população”, completou o prefeito.
Pedro Regazzo, diretor do Inapós, também celebrou o lançamento do programa. Para ele, a ação representa um marco importante tanto para a formação dos alunos quanto para o fortalecimento da rede pública de saúde. “É um momento emblemático para o Inapós, nossos estudantes e, sobretudo, para a saúde pública de Pouso Alegre. Ver nossos alunos contribuindo diretamente com o bem-estar da população, por meio de uma formação prática e qualificada, é motivo de grande orgulho”, declarou.
Ele ainda ressaltou que este é apenas o início de uma série de iniciativas previstas para a região. “Essa parceria com a Prefeitura reforça nosso compromisso com a excelência no ensino e com a responsabilidade social. E mais que isso: é apenas o começo de muitos projetos que a Clariens e o Inapós têm para transformar positivamente a saúde na nossa região.”
O Centro Saber & Saúde promete ser um divisor de águas no atendimento especializado da cidade, ajudando a reduzir filas e facilitando o acesso da população de Pouso Alegre aos cuidados de saúde, com um atendimento mais humanizado, que realmente fazem a diferença.