Fórmulas, sonhos e uma jornada internacional: alunos de Pouso Alegre na elite da matemática
Dez alunos da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre (MG), embarcam nesta terça-feira, 18, para Bangkok, na Tailândia, onde disputarão a final da International Talent Mathematics Contest (ITMC). O torneio é um dos mais prestigiados do mundo na área de matemática e reunirá estudantes de diversos países.
A classificação dos alunos mineiros foi conquistada após o excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), onde foram medalhistas. As provas do ITMC serão realizadas entre os dias 22 e 26 de fevereiro, com divulgação dos resultados e cerimônia de premiação prevista para o dia 25.
Preparação intensa para o desafio
Desde novembro do ano passado, os estudantes intensificaram os estudos, inclusive com aulas de inglês, visando um bom desempenho na competição. O diretor da escola, Taylor Andrade, destacou a dedicação dos alunos na rotina de preparação.
“Eles estão nessa correria desde novembro, quando soubemos que conseguiríamos viabilizar a viagem. Estão estudando até durante o recesso de janeiro, revisando provas anteriores e aprimorando o inglês para garantir um bom desempenho”, afirmou.
O professor Diego Xavier, que há três anos trabalha com os adolescentes no ensino da matemática, também ressaltou a importância da dedicação dos alunos. “Ver o esforço e a evolução deles ao longo dos anos é gratificante. A participação em competições como essa é um reconhecimento do empenho e do talento que eles têm demonstrado”, disse.
Emoção e expectativas para a viagem
Além do desafio acadêmico, os alunos também estão animados com a experiência internacional. Para muitos, será a primeira vez viajando de avião e saindo do país. A estudante Victória Dias, de 17 anos, compartilhou sua empolgação.
“Acho que, por enquanto, é uma ansiedade positiva. Estamos empolgados para fazer a prova e viver essa experiência única. Para a maioria de nós, será a primeira viagem internacional e a primeira vez voando de avião. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas estamos muito felizes”, disse.
Impacto na escola e incentivo à participação
O diretor Taylor acredita que a participação dos estudantes na ITMC beneficiará toda a escola, incentivando outros alunos a se dedicarem a competições acadêmicas.
“Essa experiência é extremamente válida. Nosso objetivo é despertar o interesse dos estudantes por desafios como esse, não só na matemática, mas também em outras áreas do conhecimento. Queremos ampliar esse espírito de competição saudável e buscar bons resultados em diversas disciplinas”, afirmou.
Delegação mineira e apoio governamental
Além dos alunos de Pouso Alegre, outros 28 estudantes de escolas de Belo Horizonte, Brasília de Minas e Raul Soares integram a delegação mineira na competição. Ao todo, 87 brasileiros disputarão o ITMC.
A viagem está sendo custeada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que cobre passagens aéreas, hospedagem e alimentação para os estudantes, professores e servidores acompanhantes.
Sobre a competição
O International Talent Mathematics Contest é organizado pela Thai Talent Training, uma instituição tailandesa voltada ao ensino e desenvolvimento matemático. No Brasil, a olimpíada é promovida pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com o objetivo de estimular o interesse dos alunos por inovação, ciência e tecnologia.



