Gigantes chinesas escolhem Santa Rita do Sapucaí e Extrema para investimentos milionários
Santa Rita do Sapucaí e Extrema são os novos destinos de investimentos milionários de uma das maiores empresas chinesas do setor de eletrodomésticos e tecnologia. A região, já reconhecida pela inovação e logística estratégica, agora entra de vez na rota dos grandes players internacionais.
A multinacional Midea Carrier está construindo uma nova fábrica de motores elétricos em Santa Rita do Sapucaí visando aproveitar a vocação tecnológica da cidade, conhecida como “Vale da Eletrônica”. Simultaneamente, a empresa está implantando um novo centro de distribuição em Extrema, aproveitando a localização privilegiada da cidade para fortalecer a logística no Sudeste.
A expansão faz parte de uma estratégia agressiva da Midea para consolidar o Brasil como sua segunda maior operação no mundo, registrando um crescimento de 35% em receita apenas no último ano. Os novos empreendimentos prometem movimentar a economia local e criar novas oportunidades de emprego, impulsionando ainda mais o desenvolvimento do Sul de Minas.
O movimento faz parte de um contexto maior de expansão de empresas chinesas no Brasil, atraídas pelo tamanho do mercado interno, pela infraestrutura digital e pelas oportunidades de produção local. Investir em fábricas e centros de distribuição no país é também uma estratégia para driblar o aumento gradual das tarifas de importação, que devem atingir 35% até 2026.
Com a chegada de novos empreendimentos e a geração de empregos diretos e indiretos, Santa Rita do Sapucaí e Extrema consolidam sua importância como polos de desenvolvimento econômico no Sul de Minas, atraindo olhares de outras multinacionais interessadas em expandir suas operações no Brasil em um cenário de transformação industrial no Brasil.