SRS Pouso Alegre promove oficina para validar credenciamento de portas de urgência e emergência, ampliando acesso e sustentabilidade hospitalar
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta-feira, 8, a Oficina Macrorregional Extremo Sul do Programa Estadual de Portas de Urgência e Emergência. O encontro teve como objetivo validar, em conjunto com gestores municipais de saúde e prestadores hospitalares elegíveis, as tipologias de portas de urgência e emergência que serão credenciadas na Macrorregião, dentro da nova versão do programa que substituirá a atual Rede Resposta.
A reformulação das portas de urgência e emergência busca melhorar o acesso oportuno da população a atendimentos críticos, além de contribuir para a sustentabilidade financeira dos serviços hospitalares que oferecem esse tipo de assistência.
Para Kátia Maria, referência técnica da Rede de Urgência e Emergência da SRS Pouso Alegre, o credenciamento dessas portas na nova formatação do programa permitirá ampliar o acesso qualificado dos usuários, mantendo a estrutura especializada de atendimento. “Esse credenciamento também irá contribuir com a sustentabilidade financeira dos hospitais para manter esta estrutura especializada de atendimento”, afirmou.
Durante a oficina, foram apresentadas as diretrizes do Programa Estadual das Portas de Urgência e Emergência dentro da política de Atenção Hospitalar – Valora Minas, incluindo tipologias previstas, financiamento proposto, premissas e critérios de elegibilidade, cronograma de etapas para credenciamento e documentos necessários.
Segundo Maria Goretti Ferreira, assessora de Políticas Públicas em Saúde do Hospital de Clínicas de Itajubá, a iniciativa representa um avanço na Política Hospitalar de Minas Gerais, por meio do cofinanciamento dos serviços ofertados nas portas de urgência e emergência. “Estávamos aguardando a reformulação da Política Hospitalar de Urgência e Emergência pela SES e vimos avanços importantes na resolução apresentada”, destacou.
O público-alvo do encontro incluiu hospitais credenciados na política Hospitalar Valora Minas, nos módulos Valor em Saúde, hospitais de pequeno porte e representantes dos municípios de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Andradas, Poços de Caldas, Paraisópolis, Cambuí, Ouro Fino e Caldas.



