Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas teve destaque internacional, na última semana de junho, ao ser representado no Brazil Japan Business Forum, realizado em Osaka, no Japão. O presidente do SINDVEL (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica), Roberto de Souza Pinto, participou do evento, levando a força e o reconhecimento do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí ao mercado asiático.
O fórum, promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) em parceria com o Governo de Minas, integra a Missão Japão Expo Osaka 2025 – Conexões Internacionais para Negócios, que seguiu até o início de julho. A proposta foi intensificar o intercâmbio entre empresas mineiras e asiáticas, fomentar novas oportunidades comerciais e fortalecer parcerias nas áreas de inovação, sustentabilidade e tecnologia.
A cerimônia de abertura contou com a participação do governador Romeu Zema, que destacou Minas Gerais como um estado inovador, sustentável e pronto para receber novos investimentos. O chefe do Executivo mineiro apresentou o ambiente favorável de negócios do estado ao mercado asiático, reforçando o protagonismo mineiro na atração de parcerias internacionais.
Durante o evento, lideranças mineiras também ressaltaram o potencial econômico do estado, que caminha para alcançar, até agosto, um volume histórico de R$ 500 bilhões em investimentos privados. Nesse contexto de crescimento, Santa Rita do Sapucaí se destaca como referência em inovação e empreendedorismo, reafirmando sua posição estratégica no chamado Vale da Eletrônica.
Além do presidente do SINDVEL, o encontro reuniu nomes importantes do setor industrial e empresarial, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o diretor financeiro da entidade e presidente do Silemg, Guilherme Abranches; o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza Silva; e o cônsul honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer.
A participação de Santa Rita do Sapucaí em fóruns internacionais como este reforça a vocação do município para a tecnologia e a integração global. Reconhecida como uma cidade inteligente, a “capital da tecnologia” do Sul de Minas amplia seus horizontes ao se conectar a mercados estratégicos e projetar seu ecossistema de inovação no cenário internacional.