Santa Rita do Sapucaí marca presença em fórum internacional de negócios no Japão

Economia Notícias Política Últimas Notícias Viagem

Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas teve destaque internacional, na última semana de junho, ao ser representado no Brazil Japan Business Forum, realizado em Osaka, no Japão. O presidente do SINDVEL (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica), Roberto de Souza Pinto, participou do evento, levando a força e o reconhecimento do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí ao mercado asiático.

O fórum, promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) em parceria com o Governo de Minas, integra a Missão Japão Expo Osaka 2025 – Conexões Internacionais para Negócios, que seguiu até o início de julho. A proposta foi intensificar o intercâmbio entre empresas mineiras e asiáticas, fomentar novas oportunidades comerciais e fortalecer parcerias nas áreas de inovação, sustentabilidade e tecnologia.

A cerimônia de abertura contou com a participação do governador Romeu Zema, que destacou Minas Gerais como um estado inovador, sustentável e pronto para receber novos investimentos. O chefe do Executivo mineiro apresentou o ambiente favorável de negócios do estado ao mercado asiático, reforçando o protagonismo mineiro na atração de parcerias internacionais.

Durante o evento, lideranças mineiras também ressaltaram o potencial econômico do estado, que caminha para alcançar, até agosto, um volume histórico de R$ 500 bilhões em investimentos privados. Nesse contexto de crescimento, Santa Rita do Sapucaí se destaca como referência em inovação e empreendedorismo, reafirmando sua posição estratégica no chamado Vale da Eletrônica.

Além do presidente do SINDVEL, o encontro reuniu nomes importantes do setor industrial e empresarial, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o diretor financeiro da entidade e presidente do Silemg, Guilherme Abranches; o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza Silva; e o cônsul honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer.

A participação de Santa Rita do Sapucaí em fóruns internacionais como este reforça a vocação do município para a tecnologia e a integração global. Reconhecida como uma cidade inteligente, a “capital da tecnologia” do Sul de Minas amplia seus horizontes ao se conectar a mercados estratégicos e projetar seu ecossistema de inovação no cenário internacional.