Projeto Parede do Sesc realiza exposição itinerante de arte visual em Pouso Alegre, Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros

Arte Entretenimento Notícias Últimas Notícias
Exposições abertas ao público gratuitamente no Sesc das cidades

Para quem gosta da boa arte o Projeto Parede iniciou mais uma rodada de exposições em Pouso Alegre, Monte Claros, Poços de Caldas, e Uberlândia. Essa iniciativa itinerante do Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, seleciona artistas locais e expõe suas criações nas unidades do Sesc em Minas. As obras incluem pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e peças de artesanato.

Nesta edição, quatro artistas de origem mineira tiveram seus nomes escolhidos: Cleiton Cruz, Laura Conti, Rafael da Mata e Thaneressa Lima. Todas as exposições são gratuitas e abertas ao público.

Confira o cronograma

Até 20/8: “A Partir do Umbigo”, de Laura Conti – em Uberlândia
Até 3/9: “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato”, de Rafael da Mata – em Montes Claros
Até 10/9: “Donde Eu Vim, por Onde Eu Vou”, de Thaneressa Lima – em Poços de Caldas
Até 10/9: “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, de Cleiton Cruz – em Pouso Alegre

Conheça o perfil e o trabalho de cada artista

Cleiton Cruz é de Montes Claros e já fez várias exposições em Minas Gerais e no exterior. Dialogando com a cultura regional e o grafite urbano, o artista retrata sua gente e seus costumes, além de abordar temas ambientais, como a preservação do bioma do Cerrado. Sua exposição, “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, homenageia a literatura regional e ilustra o imaginário coletivo do povo sertanejo, discutindo questões históricas e sociais.

Laura Conti é do sul de Minas Gerais. Interessada por poéticas, políticas e encantamentos do cotidiano, ela utiliza a dança, a performance e a arte visual para materializar suas obras. Em “A partir do umbigo”, a artista reúne trabalhos que evidenciam o movimento do giro, da roda e da circularidade, bem como elementos da religiosidade de matriz africana.

Rafael da Mata é natural de Poços de Caldas. Cursou Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, onde se apaixonou pelos processos e pelos desafios da xilogravura. Na exposição “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato” encontram-se obras de 1,80 m impressas em tecido, nas quais o artista expõe um pouco do seu processo de criação, a partir dos materiais utilizados.

Thaneressa Lima é de Uberlândia e trabalha com fotografia e audiovisual. A artista documenta cenas do cotidiano, margeando os limites entre realidade e ficção para produzir um olhar intimista e poético. Na exposição fotográfica “Donde Eu vim, por Onde Eu vou”, ela revisita as imagens que compõem sua trajetória nos últimos 10 anos.

Projeto Parede 2024

Exposições abertas ao público gratuitamente (sem retirada de ingressos)

Onde:
Sesc Pouso Alegre – Avenida Vicente Simões, 152 – Centro
Sesc Poços de Caldas – Rua Paraná, 229 – Centro
Sesc Uberlândia – Rua Benjamim Constant, 844 – Aparecida
Sesc Montes Claros – Av. Deputado Esteves Rodrigues, 1124, Centro

Quando: de julho a setembro de 2024