Câmeras e leitura de placas em Pouso Alegre permitiram identificar veículo usado na fuga e colaborar com ação conjunta das polícias de Minas e São Paulo
O sistema de monitoramento da Prefeitura de Pouso Alegre foi fundamental para a prisão de dois homens suspeitos de envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida neste sábado, 13, no bairro São Geraldo.
De acordo com a Polícia Militar, um jovem de 20 anos foi atingido por disparo de arma de fogo e levado ao Hospital Regional. Segundo a vítima, os tiros foram feitos por ocupantes de um GM Celta prata contra um grupo de pessoas. O alvo principal seria um jovem de 18 anos, em razão de um desentendimento anterior.
Durante a ocorrência, a PM recebeu denúncia anônima de que o rapaz de 18 anos estaria armado e planejando vingança. Ele tentou fugir ao notar a chegada da viatura, mas foi abordado e preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38, carregado com quatro munições intactas. O suspeito confessou que usaria o armamento para se defender.
Enquanto isso, o sistema de monitoramento municipal, operado pelo Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), foi utilizado pela Polícia Militar. As câmeras e a leitura de placas permitiram identificar e acompanhar em tempo real o trajeto de um VW Golf preto, usado na fuga dos autores dos disparos.
Com base nas informações repassadas, a Polícia Militar de Minas Gerais acionou a PM de São Paulo, que conseguiu interceptar o veículo em Taubaté (SP). Dois homens, de 21 e 24 anos, foram presos como suspeitos de participação direta no crime.
Ao todo, a operação resultou em três prisões: dois envolvidos na tentativa de homicídio e um detido por porte ilegal de arma.
A Prefeitura de Pouso Alegre reforçou que o compartilhamento de imagens com as forças de segurança ocorre por meio de um termo de cooperação técnica. O sistema já integra Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, fortalecendo a resposta a situações de risco e ampliando a proteção da população.