A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Social, está ampliando as ações da Campanha de Combate a Incêndios 2025. Além das blitze educativas, palestras e materiais de divulgação, a iniciativa agora chega também às escolas da rede municipal, levando informações diretamente às salas de aula.
O objetivo é transformar os alunos em multiplicadores de conhecimento, para que levem às suas famílias e comunidades as orientações sobre prevenção e combate às queimadas. Até o momento, já participaram da campanha a Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (CAIC São João), a Escola Municipal Professora Clarisse Toledo e a Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa.
Segundo o superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, a educação é o caminho mais eficaz para reduzir as ocorrências no longo prazo.
“A chave do sucesso no combate às queimadas está na conscientização e na educação da população. Ao levarmos esse tema para as escolas, multiplicamos a informação por meio dos alunos, que se tornam agentes de mudança dentro de suas famílias e comunidades”, destacou.
O prefeito Coronel Dimas reforçou a importância da campanha para toda a cidade:
“A prevenção é responsabilidade de todos. Ao levarmos essas ações para dentro das escolas, estamos protegendo nossos bairros, preservando o meio ambiente e cuidando da saúde da nossa população. Cada aluno pode se tornar um promotor de práticas sustentáveis para proteger a natureza”, afirmou.
A campanha também utiliza rádios, outdoors e meios digitais como parte de uma estratégia de comunicação desenvolvida pela própria Prefeitura.
Prejuízos das queimadas
As autoridades reforçam que a maioria dos incêndios é causada pela ação humana, principalmente em tentativas de limpeza de lotes. Essa prática é considerada crime ambiental e pode resultar em multas de até R$ 10 mil para o proprietário do terreno, mesmo que ele não tenha sido o responsável direto pelo fogo.
Além de destruir ecossistemas e colocar espécies em risco, as queimadas prejudicam a saúde da população. A fumaça agrava doenças respiratórias e cardiovasculares, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com condições crônicas.
Canais de denúncia
A Prefeitura orienta que a população denuncie práticas de queimadas por meio dos seguintes contatos:
-
Polícia Militar: 190
-
Corpo de Bombeiros: 193
-
Polícia Militar de Meio Ambiente: (35) 3429-6300
-
Defesa Civil: (35) 3449-4099 / 99907-3748
-
REDEC: (35) 3429-6700
Com informaçoes de Rafael Lemes e fotos de Felipe Mota



