Papa Leão XIV nomeia arcebispo nascido em Ouro Fino para comandar a Arquidiocese de Juiz de Fora

Notícias Religião Sociais Últimas Notícias
Dom Marco Aurélio Gubiotti, natural de Ouro Fino, é o novo arcebispo de Juiz de Fora após renúncia de Dom Gil Antônio Moreira

A Igreja Católica no Brasil tem um novo arcebispo à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora. O Papa Leão XIV aceitou a renúncia de Dom Gil Antônio Moreira e nomeou Dom Marco Aurélio Gubiotti, de 62 anos, como novo arcebispo da cidade. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 8, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Marco Aurélio exercia, desde 2013, o cargo de bispo da Diocese de Itabira–Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. A Arquidiocese de Juiz de Fora informou que a data da posse e da chegada do novo arcebispo ainda será definida.

A mudança ocorre após Dom Gil Antônio Moreira, que estava no cargo desde 2009, ter sinalizado oficialmente sua renúncia ao Papa em junho do ano passado, durante encontro no Vaticano.

Raízes no Sul de Minas e trajetória acadêmica

Natural de Ouro Fino, no Sul de Minas, Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu em 21 de outubro de 1963. Ele é filho de Benedito Gubiotti e Natalina Gubiotti e tem uma longa trajetória ligada à formação teológica e ao trabalho pastoral na região.

Ele cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP). Também possui título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Atuação pastoral em várias cidades do Sul de Minas

Ao longo de sua vida sacerdotal, Dom Marco Aurélio atuou em diversas paróquias do Sul de Minas, incluindo:

  • São Caetano, em Brasópolis

  • Santo Antônio, em Jacutinga

  • Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji

  • São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista

  • Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí

  • Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre

Além do trabalho paroquial, teve forte atuação na formação de novos sacerdotes. Ele colaborou com o Seminário de Pouso Alegre, foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José entre 2000 e 2005 e, depois, diretor-geral da FACAPA – Faculdade Católica de Pouso Alegre, de 2006 a 2009.

Também atuou como professor de Sagrada Escritura no curso de Teologia da FACAPA entre 2000 e 2013.

Nova missão em Juiz de Fora

Agora à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Marco Aurélio assume a missão de conduzir uma das mais importantes estruturas da Igreja Católica em Minas Gerais. A expectativa é que, nos próximos dias, a Igreja local divulgue os detalhes sobre a posse e o início oficial de seu ministério como arcebispo.