Ação abrangeu Pouso Alegre e outros 8 municípios da região focando em atividades produtivas com potencial poluidor
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), conduziu a operação de fiscalização ambiental Regressus no Sul do estado. O objetivo foi retornar a empreendimentos que já haviam sido interditados em fiscalizações anteriores. A ação se deu em dez empreendimentos, distribuídos por nove municípios: Cambuquira, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí, Alpinópolis, Pouso Alegre, Ouro Fino, Cambuí, Alterosa e Bom Sucesso.
As atividades investigadas envolviam a produção de laticínios, compostagem de resíduos industriais, tratamento térmico e termoquímico, além da industrialização de carnes, como desossa, charqueada e preparação de conservas.
“A operação verificou se os pedidos de retomada das atividades dos empreendimentos interditados, que passam por análise documental, apresentavam as condições necessárias para a volta às atividades”, explicou Elias Venâncio Chagas, chefe Regional de Fiscalização da Semad no Sul de Minas.
Chagas estima a emissão de pelo menos quatro autos de infração, que juntos somariam cerca de R$ 200 mil em multas, devido às irregularidades encontradas em quatro empreendimentos. Dois deles apresentaram problemas de poluição ambiental decorrentes de sistemas de controle inadequados. Outro foi flagrado ampliando atividades potencialmente poluidoras sem licença ambiental, e houve ainda a detecção de captação de água subterrânea sem a devida autorização.
Além disso, será determinado o embargo de dois empreendimentos devido à poluição; a suspensão das atividades de outro que operava sem licenciamento ambiental; e a interrupção da captação irregular de água. Outros dois empreendimentos receberão advertências com prazos para correção das irregularidades.
A operação Regressus faz parte do Planejamento Anual de Fiscalização Ambiental de 2024, visando garantir que empreendimentos com histórico de infrações ambientais se mantenham em conformidade com as normas.
Denúncia
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais para denúncias ambientais, incentivando a população a relatar práticas suspeitas ou irregulares. As denúncias podem ser feitas pelo telefone LigMinas (ligue 155, opção 7) ou por meio do portal oficial da Semad, onde mais informações estão disponíveis.




