Municípios do Sul de Minas participam de oficinas em Pouso Alegre e avançam no planejamento do SUS Digital, fortalecendo a saúde pública regional
Municípios da macrorregião de Saúde Extremo Sul de Minas deram mais um passo rumo à modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização das oficinas presenciais de planejamento microrregional em saúde digital, promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI).
Os encontros aconteceram na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre e reuniram representantes de diversas cidades da região. As atividades foram realizadas em dois dias: no dia 30 de outubro, participaram as microrregiões de Itajubá e Poços de Caldas; já no dia 31, foi a vez da microrregião de Pouso Alegre.
De acordo com Jonathan Henrique Souza, coordenador de Planejamento Local do SUS Digital da SES-MG, o processo de planejamento local foi idealizado para resgatar a essência participativa do SUS.
“A elaboração das ações de saúde digital começa junto aos gestores municipais, fortalecendo o protagonismo local e garantindo velocidade e legitimidade no momento da implementação. Vamos tornar digital o SUS ideal”, afirmou.
Para a assessora de Governança Regional Estratégica da SRS Pouso Alegre, Claudia Roberta, o SUS Digital representa uma transformação essencial na gestão pública da saúde.
“É uma ferramenta estratégica que potencializa a eficiência dos serviços, melhora a tomada de decisão e fortalece a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde”, destacou.
Durante as oficinas, os gestores municipais e outros atores estratégicos participaram de dinâmicas colaborativas para definir objetivos específicos e atividades concretas voltadas aos eixos prioritários do Índice de Maturidade em Saúde Digital (INMSD). A metodologia aplicada valorizou a construção coletiva, respeitando as realidades locais e fortalecendo o protagonismo regional na transformação digital do SUS.
Os planos desenvolvidos durante os encontros serão apresentados às Comissões Intergestores Bipartite (CIB) Microrregionais, responsáveis pela validação final e pelo encaminhamento à etapa de implementação.