SRS Pouso Alegre realiza, em Itajubá, vistoria de veículos para aplicação de adulticida no controle do Aedes aegypti
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), realizou uma vistoria técnica em três veículos equipados com bombas para aplicação de inseticida no combate ao Aedes aegypti. A inspeção aconteceu na sede do CISMAS, em Itajubá, na segunda-feira (3/2), e faz parte de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos consórcios intermunicipais de saúde.
Os equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) dos três veículos foram considerados aptos para a dispersão do adulticida utilizado na redução da população do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Pouso Alegre, Izaura Sobreiro, a chegada desses dispositivos melhora a capacidade de resposta contra a proliferação do Aedes aegypti na região. “A decisão sobre a utilização do UBV é tomada pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA), com base na análise epidemiológica. Essa é mais uma ferramenta essencial no combate ao mosquito”, afirmou.
Para Giovani Grande, técnico de referência em endemias da SRS, os veículos reforçam as ações municipais contra possíveis surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Eles estão completamente equipados e as equipes estão sendo treinadas para atuar de forma eficaz assim que uma epidemia for detectada”, explicou.
O presidente do CISMAS, Paulo Germiniani, destacou a importância da iniciativa para a microrregião do Alto Sapucaí. “Esse é mais um instrumento para o cuidado e a preservação da saúde da população. A integração com as equipes municipais de endemias e as estratégias desenvolvidas são fundamentais para o enfrentamento do problema, tanto na região quanto em todo o estado”, ressaltou.
O financiamento dessa estratégia de descentralização da aplicação espacial de adulticida e UBV-Veicular no controle do Aedes aegypti está regulamentado pela Resolução SES/MG Nº 9.590, de 19 de junho de 2024.



