
Com o intuito de formar cidadãos conscientes sobre suas responsabilidades na preservação ambiental, a equipe da Arteris Fernão Dias visitou a Escola Municipal Professor Benedito de Carvalho Lopes em Cambuí, no Sul de Minas, na última terça-feira, dia 18. A atividade contou com a presença de 140 pessoas, incluindo alunos e educadores, que assistiram a uma palestra educativa ministrada por Thainá Ferreira de Lima, analista de meio ambiente. Além disso, o setor de Responsabilidade Social, representado por Ana Carolina Prado, doou mudas de hortaliças que foram plantadas junto com os alunos, reforçando a importância do cuidado com o meio ambiente.
Os alunos também receberam a nova edição da revista Zé Quest e lápis-semente, incentivando a continuidade das ações de conscientização em seus lares. “Acreditamos que a conscientização deve começar desde cedo. Só assim teremos cidadãos conscientes de seus deveres”, destaca Ana Carolina.
Programa Viva Meio Ambiente
A preocupação da Arteris em formar cidadãos conscientes sobre a preservação do meio ambiente vai além das rodovias. Em relação ao descarte irregular de resíduos, a empresa inicia seus ensinamentos desde a infância nas escolas públicas, por meio do Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvido em parceria com educadores e famílias da comunidade local.
Para apoiar esse projeto, a Arteris utiliza atividades lúdicas com os estudantes e a Revista Zé Quest, uma revista em quadrinhos criada para disseminar ensinamentos. A edição deste ano aborda práticas para evitar o descarte de lixo inadequado e mitigar o impacto ambiental. Com o lema “repense”, a campanha visa conscientizar sobre a importância da separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Desde 2009, o Programa Viva Meio Ambiente promove a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, como engajamento, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração. Em 2022, o programa adotou um modelo híbrido para alcançar um público maior, permitindo que educadores se tornem cocriadores e desenvolvam conteúdos pedagógicos personalizados com base nos materiais fornecidos pela companhia.



