Já imaginou relaxar em águas termais e degustar vinhos premiados no mesmo roteiro? A Rota Vulcânica é o novo charme do Sul de Minas

Entretenimento Notícias Saúde Últimas Notícias Viagem
Já imaginou vivenciar uma rota turística moldada por um antigo vulcão?
Rota Vulcânica oferece roteiro turístico de águas termais e vinhos

O Sul de Minas, conhecido nacionalmente por seu queijo, seus doces, seu café e paisagens naturais, agora oferece um novo atrativo para turistas: a Rota Vulcânica. O roteiro recém-lançado destaca o turismo de saúde e o enoturismo, abrangendo os municípios de Poços de Caldas, Caldas e Andradas.

O nome da rota faz referência ao antigo vulcão extinto que, segundo pesquisadores, existiria sob Poços de Caldas. A novidade foi apresentada este mês durante a WTM Latin America – evento internacional realizado em São Paulo que reúne profissionais do setor turístico de toda a América Latina – e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult) e o Sebrae Minas.

Voltada para impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional – e estimulando a geração de emprego e renda – a Rota Vulcânica aposta em atrativos como águas termais, vinhos premiados, relevo montanhoso e paisagens de clima ameno, especialmente convidativas no inverno.

Em Poços de Caldas, visitantes encontram termas e balneários históricos, como o Thermas Antônio Carlos, famoso pelos banhos com águas sulfurosas, que oferecem diversos tratamentos de saúde e beleza, utilizadas até mesmo por Dom Pedro II.

Já Caldas e Andradas oferecem ao turista tranquilidade, águas minerais e uma forte tradição vitivinícola. Vinícolas como Casa Geraldo em Andradas e Estrada Real em Caldas, são reconhecidas nacional e internacionalmente pela qualidade de seus vinhos. Sem contar os doces famosos de Caldas e Pocinhos do Rio Verde.

Roteiro para os visitantes

A rede hoteleira de Poços de Caldas é ampla e variada para todos os bolsos. Caldas e Andradas, embora a estrutura seja mais modesta, os hotéis e pousadas se destacam pelo conforto e pela qualidade no atendimento.

Dica especial: Pocinhos do Rio Verde

Entre Caldas e Andradas, Pocinhos do Rio Verde é uma parada que vale a pena. O pequeno distrito é conhecido pelos banhos termais, passeios em área rural e massagens terapêuticas, além de oferecer hospedagens aconchegantes. O vilarejo fica a 40 quilômetros de Poços de Caldas e a 34 quilômetros de Andradas.

O clima ameno da região, especialmente apreciado no inverno, se soma aos atrativos naturais, à gastronomia, à cultura e às opções de lazer voltadas para o bem-estar, formando um conjunto que promete agradar diferentes perfis de visitantes.