Inapós em Pouso Alegre é vendida e receberá mega investimento de grupo árabe em nova fase de expansão

Economia Educação Medicina Notícias Últimas Notícias
O grupo Clariens, que comprou o Inapós, deverá investir mais de R$ 10 milhões na instituição nos próximos seis meses. A informação é do diretor de educação continuada, Pedro Regazzo, em entrevista a Jefferson Machado do Matéria 1. Ouça a entrevista

O grupo Clariens Educação, especializado em ensino médico e pertencente ao Mubadala Capital, subsidiária do fundo soberano de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, adquiriu a Faculdade Inapós em Pouso Alegre. Embora o valor exato da transação seja mantido em sigilo, apurações da TV UAI indicam que os valores da venda podem ter girado acima de 20 milhões de dólares, que equivale hoje a 115 milhões de reais. Nesta semana, os novos diretores se reuniram com os alunos para comunicar a aquisição e anunciar melhorias, como a construção de um prédio maior e clínicas de atendimento para os cursos de Medicina e Odontologia.

Durante o encontro, alunos expressaram insatisfações com a infraestrutura e o andamento dos cursos. Os estudantes de Medicina, por exemplo, relataram a necessidade de um hospital para estágios, enquanto alunos de Odontologia demonstraram preocupação com o foco do grupo em cursos médicos. A diretoria assegurou que essas questões serão abordadas e solucionadas.

Sob a nova administração, setores como portaria, limpeza e contabilidade poderão ser terceirizados. O grupo Clariens também é responsável pelas faculdades IMEPAC, de Itumbiara (GO), e FTC, em Salvador (BA), que juntos atendem cerca de 2.800 alunos de Medicina e oferecem 450 vagas anuais, com parte delas voltadas para bolsistas do ProUni e financiamentos do Fies.

A nova gestão reforçou, em comunicado, o compromisso em manter a identidade e a qualidade da Faculdade Inapós – nota 5  do MEC – preservando o corpo docente e o valor dos diplomas.

A Faculdade Inapós, fundada e dirigida até hoje pela brilhante Dra. Tereza Cristina Rodrigues da Cunha, inicialmente chamada como CEICO, oferecia cursos de aperfeiçoamento desde 2006. Em 2009, foi credenciada pelo MEC como Instituição de Ensino Superior e expandiu sua oferta com o curso de Odontologia. Nos anos seguintes, lançou o curso de Biomedicina, já extinto, obteve permissões para os cursos de Medicina e Enfermagem, embora este último ainda não tenha sido implementado. Os cursos da Inapós recebem nota 5, a nota máxima do MEC.

A partir de hoje, 31 de outubro, a Faculdade Inapós passa a integrar as Faculdades Zarns, ligadas à Clariens, e terá acesso a novos investimentos e melhorias na formação acadêmica. As Faculdades Zarns possuem alta avaliação pelo MEC e contam com infraestrutura de ponta, incluindo clínicas-escola e centros avançados de pesquisa. Em Salvador, são realizados cerca de 5.000 atendimentos mensais e o campus possui parcerias com a Fiocruz e a Merck. Já o campus de Itumbiara é reconhecido pelo maior centro de simulação realística da América Latina e também conta com colaborações importantes, como com a Fiocruz.

Em nota oficial, a Clariens Educação reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, destacando que a estrutura, o corpo docente e os diplomas serão preservados. O grupo se orgulha de sua trajetória de ensino e pretende expandir a educação médica, mantendo o compromisso com a responsabilidade social e a formação de profissionais altamente qualificados.

Thiago Sayão, Diretor Presidente e André Nazar, Diretor de Operações, assinam o comunicado em nome da Clariens Educação, ressaltando que estão à disposição para sanar dúvidas dos alunos. Além das vagas para alunos beneficiados pelo ProUni (programa de bolsas) e Fies (financiamento estudantil do governo federal), a nova diretoria da Inapós afirmou que eles trabalham com financiamento próprio, em que o aluno começa a pagar pelo curso depois que se forma.

Grupo pretende investir 10 milhões de reais nos próximos seis meses

O grupo Clariens Educação deverá investir mais de R$ 10 milhões na instituição, nos próximos seis meses. A informação é do diretor de educação continuada, Pedro Regazzo, durante entrevista a Jefferson Machado do Matéria 1. “Este investimento será só na parte de infra-estrutura. Fora toda parte de bibliotecas online, infra-estrutura de prédio, como wi-fi, infra-estrutura da clínica, como consultórios e capacitação de colaboradores e professores”, afirmou.

De acordo com Pedro Regazzo, o grupo deverá comprar uma área entre 500 a 1.000 metros quadrados para fazer consultórios médicos, visando atender a população e os alunos. “Os planos para Pouso Alegre são reformar e criar ambulatórios, investir num corpo docente de qualidade, num projeto pedagógico de qualidade, para que a gente consiga assumir cada vez mais a qualidade de ensino no Sul de Minas”, completou.

Acerca do aumento das mensalidades, que é uma das preocupações dos pais e alunos, Pedro Regazzo disse que para 2025 o reajuste das mensalidades será em cima do índice da inflação.

Confira a nota encaminhada aos alunos na íntegra

Prezado(a) aluno(a),

A partir do dia 31/10/2024, iniciaremos uma nova fase para nossa instituição de ensino: a Faculdade Inapós passará a fazer parte das Faculdades Zarns. As Faculdades Zarns possuem projeção nacional e contam com duas instituições: uma em Salvador/BA e outra em Itumbiara/GO e são controladas pela Clariens Educação. Nessa nova fase, o grupo trará para Faculdade Inapós maior capacidade de investimentos, evolução na qualidade acadêmica e uma formação de excelência.

As Faculdades Zarns possuem duplo conceito máximo de excelência pelo MEC, sendo nota máxima no curso de Medicina e na Instituição. Ambas as instituições possuem convênios com os principais hospitais para prática do internato, parcerias internacionais, estruturas dedicadas ao ensino médico com tecnologia de ponta, corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores e forte incentivo à pesquisa. As Faculdades Zarns também são sítios oficiais de treinamento autorizados pela American Heart School.

A Faculdade Zarns em Salvador conta com 2.000 alunos de medicina, quase 20 anos de tradição e já formou mais de 2.500 médicos. Possui uma Clínica-escola própria com quase 5.000 atendimentos por mês em diversas especialidades para a população. Possui também um centro avançado de pesquisa em parceria com a Fiocruz e a Merck dentro do campus, com inúmeras publicações nacionais e internacionais dos nossos docentes e alunos, e recentemente foi classificada como a melhor instituição privada com fins lucrativos do estado da Bahia pelo Ranking Universitário da Folha (RUF).

Já em Itumbiara, a Faculdade Zarns possui um campus com a melhor estrutura do estado de Goiás e 864 alunos de medicina. Conta com uma Clínica-escola própria com diversas especialidades e faz mais de 1200 atendimentos para população por mês. Possui o maior centro de simulação realística da América Latina e formou a primeira turma de médicos recentemente, em 2024.2. Conta também com importantes convênios e parcerias, dentre elas com a Fiocruz, gerando produções científicas e publicações de alto impacto.

Além das Faculdades Zarns, a Unesulbahia, localizada na cidade de Eunápolis/BA, também faz parte da Clariens Educação.

As nossas marcas, nosso corpo docente, o diploma de nossos alunos, o espaço físico de nossos cursos, assim como nosso posicionamento e a qualidade acadêmica que tanto nos orgulham serão mantidos, pois acreditamos que as boas práticas sempre devem ser compartilhadas e trabalhadas de forma colaborativa. 

Temos muito orgulho do trabalho desempenhado até aqui, da nossa qualidade acadêmica, da atenção personalizada aos nossos alunos, e de difundir um modelo pedagógico exitoso já consagrado com nota máxima pelo MEC. Dessa forma, desenvolvemos um trabalho alinhado à nossa visão de expandir as fronteiras na educação médica e de formar profissionais de alto nível, conscientes da sua responsabilidade social em criar um mundo melhor.

Ressaltamos que estaremos sempre à disposição para sanar eventuais dúvidas através do setor de atendimento, coordenação ou direção.

Cordialmente,

Thiago Sayão
Diretor Presidente da Clariens Educação

André Nazar
Diretor de Operações da Clariens Educação

Com informações e áudio de Jefferson Machado/Matéria 1