A Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England), também denominada Igreja Anglicana, é a igreja nacional e de denominação cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é geralmente denominada de Igreja episcopal, principalmente nos Estados Unidos e países da América Latina. O termo Anglicano tem origem em ecclesia anglicana que significa Igreja Inglesa ou igreja do povo inglês.
Em Pouso Alegre, a Igreja Anglicana Paróquia de São Jorge – ligada à Saint Paul´s Anglican Cathedral [Catedral Anglicana de São Paulo] – tem como autoridade o Bispo Dom Dionísio Ailton Pereira.
A morte da rainha Elizabeth II da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, aconteceu em 8 de setembro, no dia da Natividade da Virgem Maria comemorada pelos anglicanos. Dom Dionísio explicou à TV UAI que a Rainha era a chefe suprema da Igreja Anglicana e que estão orando “pelo descanso da alma de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, que seja recebida na presença misericordiosa de Deus”. Dom Dionísio revelou ainda que durante a coroação os reis e rainhas precisam prometer que vão conservar a igreja inglesa como ela é, desde o século XVI e na cerimônia de coroação os monarcas devem prometer que vão agir pela conservação dos ideais da Igreja.
Neste sábado, 10 de setembro, Charles III foi formalmente proclamado rei do Reino Unido e Supreme Head of the Church of England, o Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra. A ele, Dom Dionísio da Igreja Anglicana de Pouso Alegre proclama a saudação: “desejamos vida longa, serenidade e uma vida de testemunho cristão ao novo Rei Charles III, que já é Rei mas será ainda coroado em breve”. Neste domingo, 11 de setembro, Dom Dionísio convida para a missa das 19 horas em Pouso Alegre, para um dia especial de oração pela Rainha e pelo novo rei. A Igreja Anglicana Paróquia de São Jorge em Pouso Alegre fica na Rua Professora Ana Flauzina de Souza, 162 – Bairro Foch. A missa terá transmissão ao vivo pelo facebook.
A Igreja Anglicana publicou algumas diretrizes para orientar os fiéis que querem rezar pela soberana falecida e seu sucessor. O objetivo é orientar a oração particular e o culto público nestes dias após a morte da soberana. De fato, os líderes anglicanos apontam que “muitos vão querer lembrá-la em oração e também rezar pela Família Real e por todos os que estão de luto, bem como por nosso novo Rei” . Portanto, “as igrejas realizarão cultos para agradecer a vida da falecida rainha e seu serviço à nação”. Os arcebispos da Igreja Anglicana planejaram serviços memoriais oficiais, que “podem ocorrer antes do funeral e por sete dias após, mas não devem ocorrer no mesmo dia do funeral”.
Deve-se lembrar que os anglicanos não usam o Missal, mas sim seu próprio livro que foi criado logo após a ruptura consumada pelo rei Henrique VIII no século XVI. O que os líderes da Igreja Anglicana fizeram nesta ocasião foi oferecer textos que podem ser usados nestes dias de luto nacional e súplica pelo novo soberano.
Não podiam faltar também os hinos, tão típicos da liturgia anglicana. Naturalmente, destacam-se três textos bíblicos que expressam a atitude do fiel em relação à morte: Salmo 23 (“O Senhor é meu pastor”), Salmo 27 (“O Senhor é minha luz e minha salvação”) e Salmo 121 (“Elevo meus olhos para os montes”).
Alguns serviços serão transmitidos no Facebook da Igreja Anglicana, no seu site oficial e canal do YouTube.
Além disso, a Igreja Anglicana, assim que a notícia da morte da rainha se tornou conhecida, disponibilizou um livro de condolências em seu site. Qualquer internauta pode participar da iniciativa, escrevendo algumas palavras. Clique aqui para deixar sua mensagem e aqui para ler o que outras pessoas escreveram.
Coroação sem data definida
O rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa – a data ainda não foi anunciada – que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique 8°, em 1534.
A cerimônia de coroação do Rei Charles II será realizada pelo arcebispo de Cantuária, o clérigo mais graduado da Igreja Anglicana. Os costumes do evento são praticamente os mesmos dos últimos mil anos. O novo monarca é apresentado pela primeira vez ao povo e é aclamado pelas pessoas. Em seguida, ele faz o juramento.
Charles III se comprometerá a governar de acordo com a lei, a exercer a justiça com misericórdia – promessas simbolizadas pelas quatro espadas nas insígnias da coroação – e a manter a Igreja na Inglaterra. O monarca é então “ungido, abençoado e consagrado” pelo arcebispo anglicano, enquanto está sentado na cadeira do Rei Eduardo – feita em 1.300 e usada por todos os soberanos desde 1626. Depois, o arcebispo coloca a Coroa de Santo Eduardo na cabeça do novo rei, ele recebe homenagens e, em seguida é celebrada a Sagrada Missa Anglicana.



