Governo Federal disponibiliza cursos gratuitos de 50 horas, de qualificação profissional, em oito cidades do Sul de Minas

Educação Notícias Últimas Notícias

Estão abertas as inscrições para 21 cursos do Projeto Capacita em Rede, oferecidos em oito cidades do Sul de Minas, com um total de 493 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto através deste link. As oportunidades são destinadas a qualquer pessoa com mais de 16 anos e que tenha pelo menos o ensino fundamental I, mesmo que incompleto.

A seleção dos candidatos será feita por sorteio. Todos os cursos são presenciais, gratuitos e têm uma carga horária de 50 horas, garantindo que os participantes adquiram habilidades práticas. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) será responsável pela emissão dos certificados.

O Capacita em Rede é uma iniciativa do governo federal, conduzida pelo IFSULDEMINAS e apoiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). A ação conta com a colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os regionais da CNBB desempenham um papel importante na execução do projeto, identificando as necessidades locais para que os cursos atendam à demanda específica de cada região. A variedade de cursos é ampla, incluindo opções como produção de derivados do leite, primeiros socorros na educação infantil, comunicação em mídia, eletricista, cuidador de idosos, e costura.

No total, serão oferecidas 19 mil vagas em todo o país, distribuídas entre 760 cursos nos 19 regionais da CNBB. Cada regional ofertará 40 cursos em 10 comunidades diferentes.

Nesta primeira fase no Sul de Minas, as cidades contempladas são Pouso Alegre, Cambuí, São Tomé das Letras, Machado, Carvalhópolis, Piranguinho, Poço Fundo e Silvianópolis.