Em meio ao período eleitoral é comum que os candidatos preferidos do público sejam alvos de fake news. No caso de Pouso Alegre, o atual prefeito e candidato preferencial nas pesquisas de opinião, Coronel Dimas foi vítima constante de ataques dos outros candidatos.
Várias postagens de notícias falsas e conteúdos difamatórios contra o Coronel Dimas foram removidas por determinação do juiz Napoleão da Silva Chaves. Outras, que poderiam confundir o eleitor, receberam multa de 25 mil reais. Alba Junqueira, candidata a prefeita pelo PL; Israel Russo, candidato a vereador pelo União Brasil; Alexandre Hueb, candidato a prefeito pelo União Brasil e o deputado federal Rafael Simões foram os alvos alcançados e punidos pela Justiça Eleitoral.
O prefeito Coronel Dimas, candidato à reeleição pelo Republicanos, perguntado sobre as acusações disse: “são acusações falsas e os responsáveis podem ser punidos conforme a lei. Sempre trabalhamos com a verdade e não vou permitir que pessoas maldosas e irresponsáveis manchem o trabalho que realizamos na nossa querida Pouso Alegre e principalmente o trabalho responsável realizado por todos nós com auxílio recomendado pela população”.
O cenário eleitoral em Pouso Alegre foi pautado por disseminação de fake news contra o atual prefeito e candidato a reeleição. Para o advogado Leandro Reis, “coibir ações desse tipo é essencial para garantir que o processo eleitoral seja pautado por propostas e pela verdade dos fatos”.
Atacado por todos os adversários políticos, Coronel Dimas optou por uma campanha limpa, de propostas positivas sem ataques aos que não tinham nada a apresentar politicamente. Talvez seja esse o motivo que disparou e se manteve no primeiro lugar das pesquisas de opinião.
Decisão Remoção de postagem de Alba Junqueira
Decisão Remoçao de postagem de Israel Russo
Para relembrar: Deputado federal Rafael Simões é condenado a multa máxima por propaganda eleitoral ilegal