Energia com sotaque do Sul de Minas: ouro-finense assume o Ministério de Minas e Energia

Ciência e Tecnologia Destaque Notícias Política
Engenheiro Gentil Nogueira de Sá Junior ficará à frente da pasta entre os dias 30 de junho e 3 de julho, durante as férias do ministro Alexandre Silveira

O engenheiro mecânico Gentil Nogueira de Sá Junior, natural de Ouro Fino, daqui do Sul de Minas, assumiu interinamente o comando do Ministério de Minas e Energia (MME) nesta segunda-feira, 30. Ele permanece no cargo até o dia 3 de julho, durante o período de férias do ministro titular, Alexandre Silveira.

A nomeação temporária foi necessária devido ao afastamento do secretário executivo do MME, que seria o substituto natural. Para garantir a continuidade da gestão, o Presidente Lula designou Gentil para ocupar interinamente o ministério.

Trajetória técnica e experiência no setor elétrico

Atual Secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil possui mais de 21 anos de experiência no setor, sendo 16 deles no serviço público, com forte atuação nas áreas de regulação, geração, fiscalização e comercialização de energia elétrica.

Nascido em 1979 em Ouro Fino onde estudou ate concluir o Ensino Médio, Gentil graduou-se em Engenharia Mecânica com ênfase em Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Gentil também é especialista em Direito Regulatório da Energia e em Análise de Impacto Regulatório, ambas pela Universidade de Brasília (UnB).

Sua trajetória inclui posições de liderança na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como: Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração (2019–2023), Superintendente Adjunto de Regulação dos Serviços de Geração (2016–2019), Coordenador nas superintendências de Regulação Econômica e Estudos de Mercado (SRM) e de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) (2007–2016).

No setor privado, atuou na ALSTOM-SIEMENS, entre 2002 e 2006, como engenheiro e gerente de projetos na área de fornecimento de equipamentos eletromecânicos. Além de sua sólida formação técnica, Gentil participou da implementação de aspectos centrais do atual modelo de comercialização do Setor Elétrico Brasileiro.

O que faz a Secretaria Nacional de Energia Elétrica?

A Secretaria Nacional de Energia Elétrica (SNEE), atualmente comandada por Gentil, é responsável por formular e avaliar políticas públicas para o setor elétrico, com foco na continuidade, segurança e universalização do fornecimento de energia no Brasil.

Entre suas atribuições estão: analisar e propor medidas para garantir o fornecimento de energia, atuar nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e tarifas reguladas, promover novas tecnologias, uso eficiente da energia e integração com países vizinhos, coordenar ações do setor com foco no desenvolvimento social e econômico dos consumidores, subsidiar diretrizes para leilões de energia, além de fornecer dados e análises para o planejamento energético nacional, representar o ministério em instâncias como o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).