Pecuaristas do Sul de Minas revolucionam pecuária com “fábrica de bezerros” em laboratório
para aumentar produção de leite
Uma parceria entre Emater-MG, Sebrae Minas e prefeituras municipais está transformando a realidade de pequenos produtores de leite no Sul de Minas. Utilizando a técnica de fertilização in vitro (FIV), pecuaristas de Santa Rita de Caldas, Caldas, Ipuiúna e Senador José Bento estão colhendo resultados expressivos: aumento do rebanho, maior produtividade e animais mais resistentes.
O programa, iniciado em 2019, nasceu da proposta do Sebrae Minas por meio da iniciativa Sebraetec FIV. A Emater-MG abraçou o projeto e coordena a mobilização dos produtores, organização dos documentos e assistência técnica — desde a implantação do protocolo até o nascimento dos bezerros.
Segundo o coordenador técnico regional de Pecuária da Emater-MG, Rodrigo Beck Júnior, a FIV é uma tecnologia de ponta que permite resultados rápidos no melhoramento genético dos animais, mas ainda tem custo elevado para muitos produtores. Para viabilizar o acesso, o Sebrae Minas subsidia 70% do valor da transferência de embriões. Os 30% restantes são pagos pelos pecuaristas.
“A região tem muitos pequenos produtores que precisam aumentar a produtividade, mas não têm condições de investir sozinhos. A fertilização in vitro, com esse apoio, virou uma alternativa real e eficiente”, afirma Rodrigo.
Mais de 30 produtores já foram beneficiados pela iniciativa. Um deles é Eliton Ferreira Silva, que realizou o sonho de criar gado girolando, predominante de meio-sangue. “Sempre quis trabalhar com essa raça, mas não tinha recursos. Com o programa, consegui acesso à tecnologia e já colhi excelentes resultados. Meus animais são mais férteis, mais resistentes e aumentaram muito minha produção de leite”, conta Eliton, que hoje soma mais de 100 cabeças em seu rebanho, sendo 57 frutos da FIV.
Para o analista técnico do Sebrae Minas, Ivan Figueiredo, a expectativa é que o programa contribua não apenas com o aumento da produtividade, mas também com uma pecuária mais sustentável e competitiva. “O objetivo é avançar ainda mais. Já estamos planejando a expansão para municípios como Jacutinga, São Pedro da União e Guaranésia”, afirma.
Entenda como funciona a FIV
A fertilização in vitro consiste na coleta de óvulos das fêmeas, que são fecundados em laboratório com sêmen de touros geneticamente superiores. Depois, os embriões são transferidos para vacas receptoras. O método garante padronização genética, melhor desempenho produtivo e até benefícios ambientais.
“O pecuarista consegue manter ou até aumentar a produção de leite com um número menor de animais, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa, o uso de água, áreas de pastagem e dejetos”, explica Rodrigo Beck.
Como participar
O Sebraetec FIV está disponível para pecuaristas que possuem pelo menos 10 animais aptos a iniciar o protocolo reprodutivo. Para aderir, é necessário apresentar documentos pessoais, a inscrição de produtor rural e dados de contato no escritório local da Emater-MG.